O olho de Hertzog

No final de 2010 publiquei os textos Mais uma tentativa e Sobre o prêmio BCI de literatura, onde contei do lançamento de um prêmio de literatura em Moçambique.

De acordo com o regulamento, a premiação no valor de MT 200.000,00 (aproximadamente R$ 10.000,00) seria atribuída ao melhor livro (poesia, prosa, crônica ou dramaturgia ou outro gênero de ficção) publicado no ano de 2010 por um escritor moçambicano. O resultado tinha previsão de divulgação em 27 de janeiro de 2011.

Agora, nada mais correto do que divulgar quem venceu. Foi o autor Paulo Borges Coelho, com o livro O olho de Hertzog, da editora Ndjira.

O romance se passa em 1919, em Lourenço Marques (nome da capital de Moçambique quando colônia). O oficial alemão Hans Mahrenholz se faz passar por empresário e jornalista inglês. Descobrir os motivos que o levaram a este lugar, que fazem com que esconda sua verdadeira identidade e por que procura desesperadamente um mulato com nome grego e uma longa cicatriz são os elementos que fazem o leitor percorrer as quase 450 páginas do romance.

Vale observar que o mesmo livro ganhou o prêmio Leya 2009, como já contei no post Nossa pátria está em crise. Como o prêmio BCI seria destinado ao melhor livro publicado em 2010, imagino que em 2009 o livro tenha sido publicado em Portugal e não em Moçambique ou, talvez, o juri tenha aceito a possibilidade de premiar um livro que não tenha tido sua primeira publicação, mas sim tenha sido reeditado no ano em questão.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/02/11/o-olho-de-hertzog/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Gostaria de frequentar o Curso de Petróleos e gás. ..e Qual é a duração deste curso.

  2. Como no outro post, sempre que vejo o nome desse livro me vem a mente o jornalista Vladimir Herzog… mas agora que você deu uma breve sinopse fiquei até curiosa para ler esse romance!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: