Parabéns, Isaura!

Hoje, 20 de julho, foi um dia muito especial para Moçambique. Não é data marcada no calendário oficial, mas olha, bem que podia… Na página da dona Isaura Macedo Pinto no Facebook, eu deixei a mensagem: “Todas as homenagens serão poucas para a pessoa maravilhosa que você é. Parabéns, muita saúde, muita felicidade. Taí uma pessoa que merece!”

É aniversário da grande amiga Isaura, que fez parte de nossa vida enquanto moramos em Maputo e que muito nos honra com seu carinho e sua atenção por ser alguém que, de fato, representa a história de Moçambique. E, pensando em como mais eu poderia homenageá-la, resolvi escrever um post para fechar a data.

Isaura completou 56 anos. Inacreditáveis 56 anos. Com tanta energia e cara de menina, parece ter muito menos. Com tanta história e tanta importância política para seu país, poderia ter muito mais.

Isaura esteve presente em um momento crucial de Moçambique. Foi militante na luta pela independência e foi grande influência na formação do novo país que surgia em 1975. Foi assessora do ministério de Relações Exteriores, trabalhando diretamente com o primeiro ministro da pasta, Joaquim Chissano – que viria a ser presidente de 1986 a 2005 –, e sendo importante referência naqueles primeiros anos, do governo de Samora Machel.

Isaura era muito jovem, mas seu cérebro ágil, sua inteligência e sua energia, a colocaram em contato com autoridades de diversos países. Ela ajudou a construir o país e se manteve importante nas altas rodas da sociedade moçambicana. Mesmo assim, em nenhum momento perdeu a espontaneidade e a modéstia. Com a nova nação nos trilhos, fez carreira em um importante banco, para aposentar-se em 2013. Nos últimos anos também retomou os estudos, provando que sua energia continuava a mesma de menina e sua perseverança é infinita.

Também recentemente, se aventurou nas páginas de jornal. Passou a assinar uma coluna no semanário Magazine Independente, onde conta histórias de Moçambique e de pessoas que passam por lá. Imaginem que até eu fui agraciada por tal coluna. E receber uma homenagem de uma pessoa que merece todas as homenagens, é uma honra enorme para mim. Por isso, resolvi retomar o Mosanblog hoje, mesmo sem estar em Moçambique. Afinal, eu saí do país, mas o país não sai nunca mais de mim. Assim como não consigo me desvincular das pessoas maravilhosas que conheci por lá, como a grande Isaura.

Parabéns, Isaura!

Coluna da Isaura, no dia em que, com muita honra, fui entrevistada

Coluna da Isaura, para a qual fui entrevistada

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2014/07/20/parabens-isaura/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] posts mais lidos no ano foram: Parabéns, Isaura!, Índice dos presidentes africanos, O pedido é mais importante que o casamento, Mas o que é […]

  2. tou a pedir a vossa localização pra puder vos visitar gostaria de fazer esses cursos

    • Francelino, a Academia de Comunicação está na Av. Ho Chi Min, 677, em Maputo.

  3. Viva Dona Isaura! Não poderia ter um aval melhor do que as palavras da Sandra e do Eduardo. Só pode ser gente boa mesmo! Vida longa com muita saúde pra Dona Isaura! Como eu NÃO tomei conhecimento da coluna que você foi agraciada, Sandra? Imperdoável…. Na introdução ela diz que também contou a “estória do Eduardo”. Você teria o link pra eu ler? Ah, me achei na sua estória viu Sandra? 🙂

    • Temos sim a coluna sobre o Edu. Vou procurar e mando para você, Lucia.
      😉

  4. Viva Dona Isaura! Além de tudo, somos eternamente gratos por nos recepcionar nos primeiros dias que passamos em Moçambique. Um problema burocrático impediu que fôssemos para a casa alugada e ela, gentilmente e mesmo sem nos conhecer, nos recebeu na sua casa – eu, Sandra e um cachorro, o Otto. Quantas pessoas fariam o mesmo? Um grande beijo e muitas felicidades!


Deixe uma resposta

