De volta

Visitar um lugar ao qual você já pertenceu é sempre uma surpresa. Na preparação da viagem e durante o percurso Brasília – Maputo, eu sempre me pegava pensando como seria chegar aqui novamente, depois de mais de seis meses. A resposta: foi fácil como voltar para casa.

O curioso é que quando se vive em muitos lugares a casa vai sendo sempre um pouco de cada um, o que mais gostamos de cada um… assim é Maputo, cheio de coisas que gosto muito. Amigos, lugares, hábitos, comidas, pessoas desconhecidas que geram empatia só por te olhar.

Passar pela imigração e falar meu primeiro kanimambo (obrigada em changana) depois de meses, foi divertido. Achei graça até nos jovens nas ruas vendendo de tudo, como corrente com coleira para cães, mas “que também pode ser para o marido”, como sugeriu o vendedor. E se você não quer a coleira, tem o spray para não sei o que, o triângulo para carro, o macaco para trocar pneu… de tudo. O importante é você deixar com ele uns meticais para o almoço. “Tenho fome, patroa”.

E agora lá vou eu, procurar um menino de colete amarelo, que há em cada esquina, para comprar dele crédito para o celular e poder fazer contato com os amigos, avisar que cá estou. E sei que vou engrenar na conversa com o vendedor, saber de que província vem, que vida leva, quais seus sofrimentos. Assim é Moçambique. As pessoas – até as menos sociáveis – estão sempre a se relacionar, a conversar, a não perceber o tempo passar.

Por outro lado, é curioso ver a vida aqui com distanciamento, não sendo mais parte, não sendo mais peça da engrenagem. De certa forma, te impõe menos culpa, mas alguma urgência. A certeza de que vou ficar por pouco tempo, dá a sensação de que esse pouco tempo tem que render muito. Fazer o máximo para contribuir com quem cruzar o meu caminho. Mas já tem outra certeza que marca esse primeiro retorno a Moçambique: a de que é apenas o primeiro. Outros, muitos, virão.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2012/06/29/de-volta/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Meu caro Luizzzz – Você estava ficando com saldade (sic) ou com saudade…da terra dos seus antepassados?…Na verdade, de acordo com uma internauta, a palavra saudade ” não deveria ser escrita assim, mas “saldade”, para demonstrar o gosto de uma palavra que poderia ser salgada e talvez até se transformasse em lágrima”…Sim senhor..“Escrevemos saudade ou saldade? Perguntou o professor.
    Não importa, pois de qualquer maneira a dor é a mesma, respondeu Joãozinho. (In Recanto das Letras)

  2. Cadê o comentário que eu fiz????? snif snif snif
    Estava na boca do forno e agora tenho essa desagradável surpresa!!!!! Mas enfim, agora passou o “time”, só não passou minha alegria quando vejo notificação de artigo no Mosanblog. Beijos

  3. Ops! Estava ficando com saldade dos assuntos da terra dos meus antepassados, fico feliz.!

    Beijos.

    Luizzzzzz

  4. Sandra!!!
    De novo “nos terra”! Que bom!
    Rui Knopli disse que quem jamais pôs pé “nesse terra” contraiu doença incurável.
    Há dias uma moça amiga me disse – quando se viaja já não se volta a mesma pessoa!
    … é mesmo, foi a única coisa que consegui responder.
    Abre os sentidos, absorve as cores, a luz, os ruídos, os sabores, os cheiros, as texturas “desse terra”, e depois conta.
    Beijos e boa estadia.

  5. Sandra, aprendo muito com você sobre a vida em Moçambique e também é meu sonho conhecer esse povo que gera empatia só de olhar. A minha imagem daí é o sorriso do povo. E é assim que procuro viver aqui. Posso não falar com todo mundo mas sempre posso dar um sorriso. E vai ser bom acompanhar esses seus dias aí. E quando voltar vamos ter muito o que conversar. Aproveite muito aí e vou ler tudo por aqui. beijos

  6. San, que linda!
    Fiquei muito feliz de ver que você retomou o blog🙂
    Nos mantenha informados de tudo que está acontecendo por aí. Queremos fazer essa viagem juntinho com você. Que sejam dias maravilhosos!
    Beijos


Deixe uma resposta

