Cidade maravilhosa

Uma cidade erguida entre o oceano Atlântico e enormes montanhas. No centro, ruas estreitas, com edifícios antigos, de séculos atrás, cercadas por grandes avenidas, com edifícios modernos e jardins. À beira mar um delicioso caminho para percorrer sem pressa ou por exercício ou para levar seus cães para um passeio entre o oceano e a cidade. Nos edifícios com vista para o mar, às vezes azulado, outras vezes esverdeado, apartamentos vizinhos a cafés e restaurantes para todas as horas.

Assim é Cidade do Cabo, na África do Sul. A perfeita harmonia entre natureza e urbanização. Estar aqui é uma delícia e só lamento por ter reservado apenas cinco dias para isso.

Cape Town, no nome em inglês, não precisa de estátuas no alto de seus morros, porque as nuvens que os tocam são a melhor combinação que poderia haver.

Em breve, com mais calma, darei outros detalhes sobre esse maravilhoso destino. Agora, tenho que aproveitar cada minuto…

Published in: on 03/10/2011 at 07:20  Comments (6)  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/10/03/cidade-maravilhosa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] a Cidade do Cabo na semana passada. Foram apenas quatro dias, mas muito intensos. A cidade é linda, tem vários […]

  2. Sempre gostei dessa cidade e dos seus arrredores. É linda todo o ano! Até as praias muito embora a água do mar seja gélida todo o ano também.

    Visitei-a pela primeira vez em 1961 quando fui para Moçambique no navio Pátria. Subi ao Table Mountain para ver se via a Antártida… mas não deu para ver. Mas só a subida pelo teleférrico valeu o esforço.

    O Pátria tinha parado para abastecer e deixar passageiros, muitos deles embarcados na ilha da Madeira, e renovaram a água da piscina. Antes disso tinha sido renovada em São Tomé. Água quentinha. Quando no dia seguinte, eu e mais dois amigos, fomos à piscina… que surpresa… mas isso é outra estória.

    Durante a minha juventude fui a Cape Town visitar uns amigos com os meus pais e o meu irmão. Fomos de Lourenço Marques (hoje Maputo) a Cape Town numa carocha VW 1200, no verão, sem ar condicionado. Nessa altura visitámos o Cabo das Tormentas, hoje o da Boa Esperança. Vi a espuma que na água do mar mostra a divisória entre o Indico e o Atlântico. Está lá, dá para ver. Do lado do Indico a corrente é quente, de Norte para Sul. Vem do Canal de Moçambique. Do lado do Atlântico a corrente é fria de Sul para Norte. Aí se forma a linha divisória de espuma, na confluência das águas. Era aí que o Adamastor montava as suas ciladas aos navegantes incautos.

    Depois, já adulto, visitava frequentemente Cape Town por conta da Hewlett-Packard, empresa em que trabalhava. Andei pela universidade, por Stellenbosch, Strand, Bo-Kaap, e mais. Subi ao Devel’s Peak com o meu irmão que aranquei da cama por volta das 10:00 da madrugada num dia de semana. Ele trabalhou lá durante anos.

    Em Cape Town, quando olhava para o mar sempre sentia que estava a olhar para o fim do mundo. Sentia sempre que eu estava a olhar para um lado do mundo, quando o resto do mundo olhava para o outro lado. Deve ter sido o que sentiram os navegadores quando passaram por essas paragens.

    Vi Cape Town pela última vez quando parti em fins 1987 a caminho do Rio de Janeiro num vôo da VASP.

    Mas, tal como o Rio de Janeiro, “Cape Town continua lindo”. Só não tem Chacrinha…

    Visitem isso muito bem!!! Não é uma recomendação é uma ordem!

    Aquele abraço!

  3. Aproveitaaaaaaa! Bjs

  4. Bo-Kaap, the Cape Malay suburb,

    http://en.wikipedia.org/wiki/Bo-Kaap

    Stellenbosch downtown tem de ser a pé.

    Boa viagem.

  5. Não deixem de visitar a cidade de Stellenbosh com as suas ruinhas cheias de casas de arquitectura ainda muito Dutch daqueles tempos… e já agora algumas vinhas a caminho.

    E uma passagem pelo bairro dos Cape Malay em Cape Town, com as suas casas coloridas…

    Ambas deve estar no guia turístico.

    • Seguimos a dica e foi ótimo.

      Valeu!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: