Bela mesmo

Há muito ela já não está mais entre nós. Mas sua música e sua beleza angelical continuam sendo referências na cultura de seu país, Togo. Seu olhar quase infantil, seus traços suaves, sua voz afinada, tudo encanta quando ouvimos e vemos Bella Bellow.

Ela morreu em 1975, em um acidente de carro, aos 27 anos — a famosa idade dos bons músicos morrerem —, apesar de não ter sido citada nas listas que poluíram a internet quando Amy Winehouse morreu, recentemente.

Bella vivia o auge da carreira como cantora e compositora e, talvez por isso, tenha ficado ainda mais marcada na história de seu país. Cantava em francês e em ewe, língua local da cidade onde nasceu, Tsévié, próxima da capital do Togo, Lomé.

Sua primeira apresentação internacional foi em 1966, na cidade de Dacar, no Senegal, onde representou Togo no primeiro Festival Mundial de Arte Negra.

Mesmo tão jovem, com menos de dez anos de carreira internacional, Bella Bellow foi muito conhecida na Europa, chegando a se apresentar na mais antiga e famosa casa de espetáculos de Paris, o Olympia, e a gravar com o camaronês Manu Dibango.

Escolhi para vermos aqui a música Zelie por ser um vídeo e não apenas uma apresentação de fotos acompanhando a música, assim podemos apreciar o movimento doce do seu olhar e o seu sorriso meigo.

Leia mais sobre a diva de beleza natural e voz bem afinada no blog Toonadas, no Discogs, no Music Video Wiz e na Wikipedia.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/09/22/bela-mesmo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Nossa, que bela voz mesmo! Tenho que explorar mais sua discografia… Mas só no final de semana porque meu tempo sumiu hehehe.

  2. Verdade. Mais uma para o clube dos 27. Bella era muito conhecida nos PALOPs. Creio que o status dela é comparavel ao da Miriam Makeba. Linda voz!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: