Quatro filmes de um festival

Acabou a 6a edição do Dockanema e consegui assistir apenas quatro filmes, sendo que um deles foi Os Fuzis, do Ruy Guerra, diretor homenageado do ano.

Depois, assisti Robert Mugabe… what happened? (Robert Mugabe… o que aconteceu?), que retrata a ascensão e perda de controle do presidente Robert Mugabe, do Zimbábue. Há 30 anos no poder, já foi condenado como terrorista e nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth. Um homem de contradições, em um país também assim, dentro de um continente mais assim ainda, de um planeta que nem se fala… O filme é baseado em entrevistas, quase todas com alguns dos camaradas de Mugabe.

O terceiro foi Tambores, do qual já tinha falado um pouco no post Tambores do mundo em Maputo. Filmado em seis países, o documentário mostra como o tambor está presente em sociedades tão distintas e é um instrumento democrático, usado em diferentes situações, por diferentes tipos de pessoas e que pode ser feito de forma tradicional, utilizando materiais rústicos, ou com materiais sintéticos. O melhor do filme é guardado para o final, quando… bom, final de filme não se conta, não é? Mesmo sendo documentário. Procurem assistir e surpreendam-se também.

No último dia do festival, fui compreender um pouco mais das difíceis relações políticas na África, no documentário An African Election (Uma eleição africana), que retrata as eleições presidenciais de 2008 no Gana, que foram para o segundo turno e, no final, com um resultado muito difícil de ser apurado, a comissão eleitoral acabou optando por um terceiro turno em um dos distritos do país. Lembra muito a eleição de George Bush em 2000, que foi definida depois de muita recontagem de votos na Flórida.

Recomendo todos os que vi e lamento pelos que não vi… mas ainda vou procurá-los por aí, porque sei que a seleção do Dockanema costuma ser de boa qualidade.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/09/18/quatro-filmes-de-um-festival/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Não adiantou “rufar os tambpres” nem aguardar “com água na boca” hein? rsss Vou ter que ir a cata para saber essa surpresa do final😦

    • Prometo que se eu souber de exibições no Brasil, aviso. Porque esse final val’a pena!
      😉

      • Ah então vou torcer pra você avisar🙂 Bjs

      • Para dar um gostinho do que é o Tambores, aqui vai o link do vídeo de divulgação: http://www.youtube.com/watch?v=QTh4heo5LaI


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: