Dockanema homenageia Ruy Guerra

As exibições públicas da 6ª edição do Dockanema — Festival do Filme Documentário de Moçambique — começam hoje, 10 de setembro. O Dockanema 2011 contará com 80 filmes, dos quais cerca de metade são de produção africana. O site do evento — que, aliás, está muito bom — é o http://dockanema.wordpress.com/. Há um post só com o catálogo da 6ª edição do evento, onde é possível ver a resenha de cada filme.

E o festival de 2011 ainda tem um componente mais importante para nós brasileiros: homenageia o cineasta Ruy Guerra, moçambicano de nascimento, mas um dos maiores autores do cinema brasileiro, consagrado como um dos fundadores do Cinema Novo no Brasil.

Para além de trazer Ruy Guerra de volta a Moçambique, o Dockanema será uma oportunidade de contato com o cineasta, durante palestra no Centro Cultural Brasil-Moçambique (Av. 25 de setembro, 1.728), no dia 15 de setembro, às 18h, e também com sua obra: hoje, 10 de setembro, o filme Os Fuzis será apresentado, às 19h30, no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane (av. Agostinho Neto, 926); dia 17 de setembro, às 18h, de novo no Centro Cultural Brasil-Moçambique, será apresentado A Queda. Os dois filmes receberam Urso de Prata no Festival de Berlim. O primeiro em 1964 e o segundo em 1977.

Ruy Guerra recebeu vários outros prêmios e reconhecimentos internacionais. Filmou em França, Brasil, Espanha, Cuba, México, Portugal e Moçambique. Ele conhece cinema sob todos os aspectos. Antes de ser um diretor consagrado, foi câmara, fotógrafo, ator, roteirista e documentarista.

Roteiro

Ruy Guerra nasceu na atual cidade de Maputo em 1931. Na juventude, em Moçambique, foi ativista contra o colonialismo e o racismo, o que lhe valeu problemas com as autoridades. Seus pais resolveram enviá-lo para Portugal, mas lá foi preso, por motivos políticos, logo na sua chegada. Depois viveu em Paris e, em 1958, seguiu para o Brasil onde se fixou.

Mas nunca deixou Moçambique para trás. Com a independência do seu país natal, Ruy Guerra passou a colaborar na criação de uma cinematografia moçambicana. Pela sua mão, importantes figuras do cinema internacional participaram, no quadro do Instituo Nacional de Cinema, na formação de operadores de câmera, técnicos de som, roteiristas, produtores e realizadores do nosso país.

Para além do cinema, andou por outras artes. Escreveu e dirigiu obras teatrais, foi autor de letras de canções de sucesso (muitas na voz de Chico Buarque) e produziu espectáculos com os maiores nomes da música popular brasileira. Também é poeta, escritor e jornalista.

programação Dockanema 2011

P. S.: O bilhete custa MT 50,00 por sessão ou MT 500,00 para todo o festival. A entrada é gratuita para estudantes e pessoas até 26 anos.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/09/10/dockanema-homenageia-ruy-guerra/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] a 6a edição do Dockanema e consegui assistir apenas quatro filmes, sendo que um deles foi Os Fuzis, do Ruy Guerra, diretor […]

  2. […] Será, às 18h do dia 15 de setembro, no Centro Cultural Franco Moçambicano, como parte da 6a edição do Festival Dockanema. A entrada é gratuita. Após o filme, os espectadores poderão assistir também apresentação do […]

  3. O cineasta premiadíssimo se tornou tão brasileiro que às vezes me esqueço que ele não o é de nascimento. Como não sou uma expert em cinema, não acompanho muito de perto os acontecimentos que envolvem a sétima arte, o nome Ruy Guerra sempre me remete imediatamente às letras das músicas com as quais o Chico Buarque sempre nos encantou! Mas um dos grandes do Cinema Novo é muito mais do que um letrista e merece todas as homenagens programadas na 6ª edição do Dockanema! Também achei muito bom o site!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: