Cervejas de Moçambique

Já faz um tempo que eu tenho pensado em escrever um post sobre as cervejas moçambicanas. Agora, um evento publicitário desta semana me faz trazer o assunto imediatamente. Primeiro devo explicar que Moçambique tem duas marcas de cerveja produzidas comercialmente em larga escala. Ambas pela empresa Cervejas de Moçambique.

Uma delas é a Laurentina, de sabor quase nostálgico, graças a este nome que homenageia a antiga capital de Moçambique no tempo colonial, Lourenço Marques. Produzida desde 1932, ela tem recentemente a Laurentina Premium, que recebeu, em 2009, a medalha Grande Ouro no concurso internacional de qualidade Monde Selection, realizado na Bélgica. Em 2008, a Laurentina Preta já tinha obtido a medalha de ouro do mesmo instituto europeu, que realiza anualmente concurso de qualidade de produtos do mundo inteiro.

Garrafa 2MA outra marca é a 2M, nome em homenagem ao conde de Mac-Mahon que, quando presidente de França, em 1875, decidiu a favor de Portugal numa disputa com a Grã-Bretanha relativa à posse da região sul de Moçambique. Eu, particularmente, gosto mais da 2M. O que não significa nada, porque não sou nem de longe uma grande cervejeira.

O curioso é as duas manterem nomes do tempo da colônia (literalmente), quando quase todas as nomenclaturas do país foram alteradas. A começar pelo próprio nome da capital, Lourenço Marques, que inspirou a Laurentina e hoje chama-se Maputo.

Essa é a história que eu vinha guardando para contar dia desses. Mas eis que o pessoal da publicidade da Laurentina Preta me saiu com uma essa semana… que não dá para deixar passar.

Publicidade Laurentina preta

A propaganda está, em forma de outdoor, em diversos pontos da cidade. Propaganda apelativa assim e de mau gosto não costuma ser comum por aqui. A publicidade moçambicana é fraca, mas tem lá sua ética…

E isso acontece justamente durante os Jogos Africanos, quando visitantes de toda a África estão no país. A Liga dos Direitos Humanos e o Fórum Mulher logo se posicionaram contra, pedindo a imediata retirada dos anúncios em todos os espaços públicos.

Em matéria no jornal Fala Moçambique da TV Miramar, nesta terça-feira, ouviram o povo nas ruas e um garotinho de uns dez anos falou sobre o que achava do outdoor: “acho que se uma mulher sair assim na rua, as pessoas não vão gostar”.

Em entrevista coletiva, o representante da empresa ainda piorou as coisas. Explicou que a publicidade usa a palavra preta porque é como a cerveja é conhecida e “ficou de boa para melhor” porque o novo formato da garrafa é “melhor de pegar”.

Sabe aqueles momentos que é melhor não tentar explicar, porque só vai te complicar? Esse é um deles, Laurentina…

Veja mais sobre a repercussão negativa da publicidade, no blog Moçambique para todos.

P.S.: No dia seguinte à publicação desse texto, li a notícia da Rádio Moçambique de que a empresa decidiu retirar todo o material da campanha do ar. Veja aqui.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/09/07/cervejas-de-mocambique/trackback/

RSS feed for comments on this post.

12 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] com inscrição em amárico. Nos rótulos, é possível também ler marcas da colonização: a cerveja moçambicana 2M faz referência à abreviatura do nome do conde Mac-Mahon, percepções que acentuam aquele travo […]

  2. O melhor spot publicitario que eu ja vi, super elegante e muito conseguido. Pena que a hipocrisia social e esse tal grupo das ditas mulheres moçambicanas que muito poucas representa se tenha manifestado…pena que não tenham ficado caladas, faziam melhor figura se se manifestassem sobre a violencia domestica e outras questoes mais serias. Sou mulher e sou Moçambicana.

  3. O problema dos pubicitários falhos de ideias e de criatividade é de irem para o evidente, e em geral para o grosseiro. Ter uma dose de erotismo num anúncio num produto que conduz à desinibição é outra coisa

  4. Eu vi a foto e pensei, ainda antes de ler o resto do texto, “PQP, a Sandra deve ter saltado!”. Hahahahahahaha.

    Se há uma coisa que a publicidade (de cervejas então…) nunca soube fazer é ter juízo e não recorrer a trocadilhos incongruentes para vender o produto. Basta ir no google images, pesquisar por “publicidade cerveja” e esperar pela magia. Aliás, nesse sentido aqui os teus conterrâneos são de outro nível – vide http://www.revistapontocom.org.br/wp-content/uploads/2011/06/cerveja.jpg

    Isso leva a outra discussão sobre o uso da mulher, ou melhor, da sensualidade e sexualidade feminina na publicidade em geral. O Bill Hicks já tinha resumido isso com a maestria e cinismo de sempre:

    Beijo!

  5. No facebook há uma sequência de comentários que sugiro ver…

    http://www.facebook.com/groups/124758294277889/?id=152789961474722&notif_t=like

    foi iniciada por Bébé Amaro Morais no grupo – FOTOS DE MOÇAMBICANOS E DE MOÇAMBIQUE

    intressante a gama de pensamentos…

  6. Retiraram a publicidade? Foi?

    • Até agora não sei que fim levou a história. Só que foi feita uma entrevista coletiva, onde a questão foi abordada. Mas a decisão de retirar ou não ainda não foi divulgada.

      Assim que souber, digo alguma coisa.

      • De acordo com notícia da Rádio Moçambique, que pode ser lida aqui, a empresa decidiu retirar todo o material da campanha do ar.

        Ponto para a opinião pública.

  7. Em matéria de comercial de cervejas, a baixaria daqui continua ganhando😦

    • Tão mau assim?

      • Tudo tem mulher pelada😦

  8. Esta você não perdoa! Gostei!
    Eu vi ontem essa repulsa que a mulher moçambicana fez de imediato numa retransmissão na net.
    Fiquei abismado com o anúncio. Um insulto à mulher, ponto, e um assalto sem escrúpulos a uma juventude vulnerável.
    A representante da cevejeira, como costumo dizer, perdeu uma bela oportunidade de ficar calada.
    Quando pensamos que a publicidade bateu no fundo ele mostra-nos novas profundesas mais escuras e abjectas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: