É hoje o Eid

Até ontem o fim da tarde, não se sabia ainda se hoje seria o dia do Eid ou não. Pela manhã, eu ouvi duas pessoas conversando sobre isso em uma loja e o senhor dizia à senhora que à noite provavelmente se confirmaria porque o céu já estava menos nublado. No fim da tarde, fui à mercearia vizinha aqui de casa e perguntei ao dono, muçulmano: já sabem se amanhã vai ser o dia do Eid? Ele disse que esperavam a confirmação para a noite.

Explico: como já contei, os muçulmanos estavam vivendo o mês do Ramadã. Ele termina quando a lua nova é avistada no céu. Ocorre que antes de ontem o céu estava muito nublado e não foi possível avistar lua nenhuma. A expectativa toda era que ontem se pudesse avistar a lua nova e anunciar, então, o início do mês Shawwal.

Este mês começa com o Eid al Fitr (ou Eid ul-Fitr, encontrei as duas formas), que na verdade é يد الفطر, em árabe. Significa algo como a celabração da quebra do jejum. No primeiro dia do novo mês, os fiéis, ainda em jejum, vão para a mesquita de manhã, realizar uma oração especial. O dia celebra o fim do jejum e é dedicado a agradecer a força que foi recebida de Alá para passarem por ele.

Nesse dia é comum a troca de presentes e as pessoas usarem roupas novas. Eid também é uma época tradicional de perdão e reconciliação. Fazendo uma comparação com o nosso calendário, acho que seria como o ano novo.

É também o momento de pagar o Zakatul Fitr (caridade do desjejum). O chefe da família dá comida ou dinheiro aos pobres, em um valor mínimo determinado pela religião. Isso é feito antes da oração do Eid, para que o jejum esteja completo e seja aceito. Se for pago depois não tem validade como caridade do desjejum, é apenas uma boa ação. O objetivo é proporcionar às pessoas menos favorecidas a oportunidade de participarem da festa do desjejum, podendo preparar doces ou uma refeição melhor, comprar roupas novas e brinquedos para as crianças.

O Eid dura três dias, mas, aqui em Maputo, os estabelecimentos comerciais de muçulmanos costumam ficar fechados só no primeiro dia. Esse ano, hoje é o dia. Então, nada de comprar carne halal no açougue mais próximo, nada de fazer comprinhas na mercearia da esquina (geralmente são de muçulmanos) e até mesmo algumas lojas dos centros comerciais estão fechadas…

Veja mais sobre o Eid ul-Fitr na Wikipedia, no Patopor.com e nos blogs A mulher no Islam e O islam é….

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/08/30/e-hoje-o-eid/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Patrícia disse tudo: Mosanblog é cultura sempre!

  2. Um feriado Surpresa, já que não se sabe o dia certo e não dá pra se programar. Mas é interessante como cultura. E o melhor é essa doação para os desfavorecidos. Mosanblog é cultura


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: