Ramadã

Nas últimas semanas, a sensação que dá ao andar nas ruas é que Moçambique está mais muçulmano. Desde o dia primeiro de agosto, estamos vivendo o Ramadã: período de 29 ou 30 dias (depende da lua), que representa o nono mês do calendário islâmico. É um mês voltado para a oração, o jejum e a caridade.

Os muçulmanos acreditam que neste mês seu deus, Alá, revelou os primeiros versos do Alcoorão, o livro sagrado do islamismo. No período, a frequência à mesquita é mais assídua e mudam alguns hábitos: não se deve comer ou beber nada, nem ter relações sexuais, enquanto o sol brilhar.

De acordo com o site Como tudo funciona: “Durante o mês do Ramadã, os muçulmanos conquistam mais do que uma purificação do corpo e da mente. Sentem que estão fazendo o trabalho de chegar mais perto de Alá por meio da oração e tornando-se pessoas mais misericordiosas por experimentar a fome e aprender sobre o sofrimento dos pobres. O jejum do Ramadã é a experiência principal na religião islâmica”.

mulher muçulmana vestida tradicionamenteNão encontrei referências sobre a mudança dos hábitos de vestimentas. O que vejo em Maputo, é que, durante todo o ano, há muçulmanos que usam as roupas tradicionais e outros que não. Há ainda os que o fazem especialmente na sexta-feira, dia que, em geral, todos vão à mesquita no meio do dia. Então, havendo sempre muitos seguidores da religião muçulmana por aqui, nem todos estão sempre vestidos à maneira mais tradicional. Mas, por esses dias, não sei se é impressão, mas me parece que tenho encontrado mais pessoas vestidas assim. Talvez pelo fato de no mês Ramadã aumentar a freqüência às mesquitas, todos passam a se vestir diariamente como na sexta-feira. homem muçulmano vestido tradicionalmente

Os muçulmanos não são a maioria religiosa em Moçambique, representam 17,8% de acordo com o censo mais recente, de 2007. Mas justamente por causa das roupas diferentes (para mim, que venho do Brasil, pelo menos) e dos cabelos cobertos por véus, ficam mais fáceis de ser identificados.

Outra coisa que muda nesse período por aqui é o horário de vários estabelecimentos comerciais. Acho que, em geral, a hora do fechamento é antecipada, uma vez que logo que o sol se põe, deve-se quebrar o jejum e fazer uma refeição em companhia da família.

A cada dia que passa, confirmo que Moçambique tem muitos problemas, mas também tem muito o que ensinar. A países como a França, por exemplo, que se diz um estado laico mas tem em seu calendário feriados religiosos e persegue pessoas que usam vestimentas ou acessórios de uma religião, mas não de outra. Nunca vi notícia de alguma aluna ser proibida na França de freqüentar a escola por usar um crucifixo no peito. Já o véu muçulmano…

Aqui, não temos feriados religiosos. O país se diz e pratica ser laico. Há liberdade para as pessoas seguirem a religião que por bem entenderem e não há perseguição pela escolha feita. Então, é permitido que seja feito esse ajuste nos horários do comércio, por exemplo, e é bonito de ver meninas nas ruas, com seus uniformes escolares e véus na cabeça.

menina de uniforme escolar e véu na cabeça

Veja mais sobre como o Ramadã é celebrado, no site Como tudo funciona.

Veja mais sobre religiões em Moçambique no post As quadras festivas em Moçambique.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/08/13/ramada/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] como já contei, os muçulmanos estavam vivendo o mês do Ramadã. Ele termina quando a lua nova é avistada no céu. Ocorre que antes de ontem o céu estava muito […]

  2. Acho isto, em especial as meninas de véu e uniforme, uma delícia!
    Não há outra palavra para para descrever.

  3. Sempre aprendemos com outras culturas e o mais importante é o respeito à liberdade de escolha. Também estamos sempre aprendendo com o Mosanblog. Bjs

    P.S. A imagem do homem mulçumano não apareceu 😦

    • Estranho, aqui aparece. De toda forma, tirei a imagem e publiquei de novo. Vamos ver se agora vai…

      Beijo.

      • Agora sim! Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: