Dia do Mandela

No Mandela Day, publico aqui duas frases que encontrei no Museu do Apartheid, em visita que fiz a Joanesburgo recentemente e ajudam muito a entender a grandeza deste homem.

Primeiro, o arcebispo Desmond Tutu fala sobre Mandela:

Quando Mandela foi preso ele era um jovem furioso, intimidado por um erro judicial. Aqueles anos na prisão foram muito cruciais. O sofrimento aprofundou suas faculdades espirituais, e ele cresceu naquela época em magnanimidade e generosidade de espírito

Quando Mandela foi preso ele era um jovem furioso, intimidado por um erro judicial. Aqueles anos na prisão foram muito cruciais. O sofrimento aprofundou suas bases espirituais, e ele cresceu naquela época em magnanimidade e generosidade de espírito

Aqui, outra, que mostra o quanto ele foi superior a seus opressores, mesmo depois de quase três décadas de prisão:

Após 27 anos na prisão, Nelson Mandela ainda podia fazer gracejos. Ele saiu determinado a trazer paz e democracia para a África do Sul. Ele não tinha tempo para vingança ou amargura. Ele havia realmente passado por cima.

Após 27 anos na prisão, Nelson Mandela ainda podia fazer gracejos. Ele saiu determinado a trazer paz e democracia para a África do Sul. Ele não tinha tempo para vingança ou amargura. Ele havia realmente passado por cima.

Veja o post Joburg, circuito histórico, para saber mais sobre o Museu do Apartheid. E leia mais sobre o Mandela Day no ElefanteNews.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/07/18/dia-do-mandela/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Foste tu que me aconselhaste um documentário chamado “Century of Self”? Se sim, eu vi ontem e nele está um momento em que uns psicanalistas provocam um confronto entre os extremistas brancos e negros, na esperança de uma catarse e reconciliação. Lembrou-me o que Mandela fez com as comissões de reconciliação nacional, lembras-te?

    PS: Se não foste tu que aconselhaste, baixa e vê. E depois vê o The Shock Doctrine. Mas antes verifica que não tens nenhum acesso a armas, ok? Porque depois deles vais ficar com vontade de matar alguém…
    Bêjos!

    • Não fui eu que a aconselhei e agora fiquei morrendo de vontade. E adorei sua dica de “baixa e vê”… como se não soubesses em que universo paralelo estou.

      Mas vou tentar. Parece valer a pena… especialmente se é preciso tomar cuidado depois para não sair raivosa por aí. 🙂

      Beijos.

  2. Ele é demais! Só mesmo nos arroubos da juventude para ter existido um Mandela furioso!!!! Vinda longa ao homem que é sinônimo de liberdade. Salve o Mandela Day!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: