Voz e carisma

Ela tem já mais de 25 anos de carreira, mas apenas os cinco últimos foram solo e, mais do que isso, só estes foram longe das asas protetoras da família. Yola Semedo começou a cantar aos seis anos de idade, no grupo Impactus 4, composto por seus irmãos. Em 2006 lançou o primeiro CD solo, que batizou Yola Semedo, assim não ficou dúvida sobre a emancipação.

Então, apresentou uma seleção musical com mistura de zouk, pop e soul R&B. Até então, com a banda Impactus 4, as músicas eram quase todas no estilo kizomba.

Em 2010, Yola conquistou o Top dos Mais Queridos, uma realização da Rádio Nacional de Angola, com o tema “Injusta”, que tem música de Matias Damasio. Antes, ainda com a banda Impactus 4 tinha conquistado o prêmio Voz de Ouro da África, em 1995, em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária. E foi considerada melhor voz feminina de Angola por três vezes: 2000, 2006 e 2007. Ganhou ainda os prêmios de Balada do ano (2006) e Diva do ano em 2007 e 2008.

Hoje, Yola Semedo é uma das principais vozes femininas de Angola. Tem voz firme, segura, com personalidade de quem nasceu com o dom e o soube trabalhá-lo. Sem contar com o carisma da gaja, ó pá! Para mim, há ainda um detalhe que chama atenção: o sotaque quase brasileiro em alguns momentos.

Vamos ouvir o tema com o qual ela conquistou o Top dos Mais Queridos: Injusta.

A pior decisão da minha vida foi dizer-te adeus
E jogar p’ra o alto todos os meus sonhos
Tudo o que era meu e teu
A pior decisão da minha vida foi dizer-te adeus
E jogar p’ra o alto todos os meus sonhos
Tudo o que era meu e teu
Como fui injusta contigo, amor
Tu pediste um minuto p’ra falar
Quem me dera ter ouvido a tua explicação
Hum, hum… Hoje eu sei da verdade
Mas tenho medo que seja tarde
Porque agora já não estás aqui
Hoje eu sei da verdade, que nós nascemos um p’ra o outro
E que entre nós só existia amor

Te procuro nos outdoors
Nas esquinas congestionadas
Te procuro no álcool, e eu não te encontro
Já pus anúncio na tv, no jornal e na rádio
E mesmo assim eu não te encontro… Humm
Hoje eu sei da verdade
Mas tenho medo que seja tarde
Porque agora já não estás aqui
Hoje eu sei da verdade, que nós nascemos um p’ra o outro
E que entre nós só existia amooor

(Don’t say goodbye)
Se eu pedir perdão
Se eu te der um beijoooo
Ahhhh ahhhhh

Fui injusta contigo amor
Tu pediste um minuto p’ra falar
Quem me dera ter ouvido a tua explicação
Hoje eu sei da verdade
Mas tenho medo que seja tarde
Porque agora já não estás aqui
(don’t say goodbye)
Se eu pedir perdão
Se eu te der um beijooooo
Ohh Ohh

Se eu te der um beijo
Meu amor (don’t say goodbye)
Aiii ai ai ai aaaaiii
Ao teu lado é meu lugar (don’t say goodbye)
Aiii ai ai ai aaaaiii
Por ti eu vivo amor

Veja no site Nexus matéria sobre o lançamento do primeiro CD solo de Yola Semedo e mais sobre a vida da cantora no site AngoNotícias.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/06/16/voz-e-carisma/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Não tenho dúvida de que o artista já nasce artista: começar aos seis anos é pra não deixar dúvida mesmo! Deliciosa a voz e adorei a frase: “Te procuro nos outdoors, Nas esquinas congestionadas”. Qualquer apaixonado ja deve ter feito isso, com certeza, mas nunca tinha visto em nenhuma letra…. Essa história que você comentou do sotaque quase brasileiro me chamou a atenção ao contrário e diria que no vídeo “Esse Medo Te Afasta” ela tem é um leve sotaque africano hahaha. Ouvindo a música qualquer um jura que ela é brasileira! Como gosto muito do ritmo kizomba, dei uma espiada nos vídeos da banda Impactus 4: adorei esse aqui http://youtu.be/_E6IJTAfycQ

    • Pronto, com esse link-super-dica da Lucia, o post ficou completo.

      🙂

      Sanflosi.

      • 🙂


Deixe um comentário

