Debate para jovens

Sexta-feira passada, dia 20 de maio, participei do debate Comunicação e Empreendedorismo, organizado por alunos do 3º ano do curso de Relações Públicas da Escola de Jornalismo, sediada em Maputo. O debate aconteceu no auditório da Rádio Moçambique e teve três mesas, uma voltada para Relações Públicas, outra para Publicidade e Marketing e a terceira para Jornalismo. Foi nesta última que eu entrei.

Além de mim, que representava a Academia de Comunicação, os outros debatedores eram Belmiro Adamugy, do jornal Domingo, e Salomão Moiane, do Magazine Independente. Ambos, semanários informativos.

Na platéia, cerca de cem jovens da Escola de Jornalismo, da Academia de Comunicação e do Instituto de Educação em Gestão (IEG). No início um pouco tímidos, mas depois de um aquecimento, logo começaram a fazer perguntas e mostrar seu interesse em aprender como ser empreendedor em uma área normalmente dominada por poucos gigantes, como a comunicação.

Foi uma experiência muito rica e de muita troca. Depois de tantos relatos, acho que os jovens perceberam que fazer comunicação é mais do que ter uma agência de publicidade com empresas multinacionais como clientes ou ser dono de um grande jornalão. É possível ser empreendedor em comunicação, encontrar alternativas, trabalhos inéditos, nichos no mercado.

Os palestrantes falaram muito sobre a paciência que se deve ter para o retorno em algum empreendimento, a importância da responsabilidade no trabalho, qualquer que seja, o peso de se escolher algo pelo qual se tem paixão e não apenas porque é o mais rentável no momento, a necessidade de se pensar no futuro… coisas que podem parecer básicas, mas para os jovens, nem sempre… e para jovens com pouco contato com a realidade de trabalho, como temos em Moçambique, onde é grande o índice de desemprego, menos ainda.

Foi um evento importante para aqueles que estiveram lá. Espero que se repita, pois discutir o futuro das gerações e contribuir para que tenham o melhor futuro possível é necessário.

Painel Empreendedorismo e Jornalismo: Salomão Moiane, Alexandre Zavala (moderador), Sandra Flosi e Belmiro Adamugy

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/05/24/debate-para-jovens/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] alguns dias escrevi da participação que tive em um debate sobre comunicação e empreendedorismo, aqui em Maputo. Esta foi minha última atividade pública como diretora da Academia de […]

  2. Muito importante a vertente abordada pelos palestrantes porque a geração atual é muito imediatista e quase nunca (nem sempre você foi boazinha) tem a paciência que se deve ter para o retorno em algum empreendimento. Essas coisas que você relatou como parecendo básicas, para os jovens de hoje não são tão importantes…. E quando insistimos em aconselhá-los eles nos julgam caretas e desprezam a nossa experiência, como se não tivéssemos tido a idade e os ideais deles. Aff. Por isso é extremamente importante aproveitar todas as oportunidades para se debatar assuntos assim: algumas das sementinhas plantadas irão germinar, com certeza!

  3. poxa, nem fiquei sabendo :o(

    • Oi Renata, a participação era restrita aos alunos das três instituições que eu citei (IEG, Escola de Jornalismo e Academia de Comunicação) e as vagas eram limitadas, devido ao espaço do auditório onde aconteceu. Caso contrário, eu mesma a teria convidado para assisitir. 😉

      Beijos.

      Sanflosi.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: