África do Sul na Quinta Quente

Em conversa com o amigo Lisarb na semana passada, recebi a preciosa dica de trazer para a Quinta Quente o cantor Bhekumuzi Luthuli, representante da África do Sul. Sugestão acatadíssima, porque a dica é quente mesmo.

Bhekumuzi Luthuli começou sua relação com a vida artística ainda criança, aprendendo música tradicional africana. Fez carreira como vocalista da banda Oshimi no início dos anos 1980. Depois de lançar dois álbuns com o grupo, partiu para a carreira solo. Nesta fase, o álbum Impempe deu ao artista o primeiro prêmio de disco de platina, por ter vendido mais de 50 mil cópias. Faleceu aos 48 anos de idade, em abril de 2010, em Durban, na África do Sul.

Suas músicas, cantadas em Zulu, contam histórias da África, falam de suas experiências, do que ele via na sociedade, tentando ser educativo e agradável para o entretenimento ao mesmo tempo.

A música que vamos ouvir, Inhliziyo Yami, mostra bem seu estilo alegre de cantar, sempre acompanhado da típica batida forte e animada que permeia a musicalidade africana.

Leia sobre a morte do artista no site Mio.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/05/05/africa-do-sul-na-quinta-quente/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Batida típica africana e muita musicalidade mesmo. Faleceu tão novo hein?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: