Selo branco

Como eu expliquei no post do dia 2 de fevereiro de 2011, O carimbo é muito importante. Aliás, aqui em Moçambique tudo que se refira à burocracia e atos oficiais ganha um valor inacreditável. E nada mais oficial que uma assinatura com um carimbo, não é mesmo?

Engana-se! Um documento com selo branco é o que vale. Descobri recentemente que tem um objeto mais cobiçado pelas empresas que o carimbo. É o Selo Branco. Esse não é qualquer uma que tem. Pelo menos aqui em Moçambique. No Brasil, já vi pela internet que qualquer um pode comprar o tal. É só se dirigir a uma boa loja de carimbos. Para quem não sabe do que se trata, o selo branco nada mais é que uma marca em alto relevo. Ela é feita por uma prensa. E o desenho em relevo pode ser da marca da empresa, de um nome ou de um brasão. (Nossa, um documento com brasão em alto relevo deve ser algo seriíssimo!)

Mas, brincadeiras à parte, pode até não ser tão importante para pessoas mais relaxadas, como eu, que costumam dar mais valor para outras coisas da vida, como ao conteúdo do documento e não ao tanto e o tipo de selos que leva. Mas aqui em Moçambique, onde o culto ao formal e ao oficial é muito forte, é inimaginável o quanto vale um selo branco. Tanto que não é qualquer loja de carimbos que faz. Há algumas autorizadas. E também não se pode fazer selo branco assim, para você que é uma pessoa normal. Só instituições também autorizadas o têm. E com muito dinheiro. A tal prensa custa muito mais que um carimbo.

Mas compensa, porque quando se vê um documento com selo branco, sabe-se logo que é algo de um lugar com muito prestígio. “Dá status para a empresa ter um desses”, explicou-me um moçambicano.

O bom da vida é isso: quanto mais eu vivo, mais aprendo.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/04/27/selo-branco/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Jesusamado quanta burocracia… Eu não ia me dar bem por aí porque a última coisa que eu iria olhar era quantos e quais carimbos que o documento tinha!!!

  2. Vai por mim. Nem tudo que aprendemos nos enriquece. Este é um belo exemplo. 😉


Deixe um comentário

