Páscoa

Depois de ter vivido no Brasil e nos Estados Unidos, é curioso estar agora em um país onde as celebrações religiosas são exclusivamente religiosas e não comerciais. Até então, natal era dia de trocar presentes e páscoa dia de comer chocolates. Também é dia de viajar, especialmente se alonga o fim de semana. Afinal, não é isso que ensinam os comerciais?

Mas aqui em Moçambique essas datas não são feriados, porque, sendo o Estado laico, não se mistura religião com nação. Você pode ler mais sobre isso no post A semana é santa, mas o estado é laico, do ElefanteNews. Então, na sexta-feira santa, empresas e comércio funcionaram normalmente. A critério dos proprietários, alguns fecharam ao meio-dia.

Quando isso aconteceu, a maioria das pessoas foi para a igreja ou para casa, observar o repouso para reflexão que a data pede. Não foram viajar, aproveitar o feriadão sem nem lembrar o motivo da folga. Nada contra aproveitar folgas. Ao contrário, aproveito todas as minhas com prazer. Mas não acredito que seja honesto usar figuras religiosas como desculpa.

E esse quadro se reflete também no comércio. Ovos e coelhinhos de chocolate não eram vistos em todo canto. Eu só vi em um mercado da cidade, o Shoprite, mesmo assim com poucas opções. A vantagem é que o preço do grama do chocolate não foi para a estratosfera, como costuma acontecer no Brasil. Um coelhinho de chocolate de 100g, custava o equivalente a uma barra de chocolate de 100g.

Não resistimos aos impulsos chocólatras e lá foi o coelhinho para casa

Veja mais sobre datas religiosas em Moçambique no post As quadras festivas em Moçambique.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/04/24/pascoa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] de Moçambique, que se deu em 1975. Esse é o único feriado da semana. Aqui, como o estado é laico de verdade, não tem essa de comemorar data com nome de cristo ou qualquer outra referência religiosa, como […]

  2. Não comprei nenhum ovo de pascoa esse ano mas ganhei 2 e a Monica ganhou um. E não vi tantos pois quase não tenho ido em lojas e coisas assim. Mas o que fiz mesmo, foi ficar em casa descansando. Como eu estava precisando disso. Acordar quase na hora do almoço de vez em quando faz muito bem. Pro corpo e pra alma.

  3. Não gosto de viajar na Semana Santa porque também entendo que são dias para orações. Realmente os preços de chocolates por aqui estão astronômicos. Ainda bem que não sou totalmente chocólatra: consigo resistir na maioria das vezes hahaha!

  4. Aqui, há 6 anos que tenho o mesmo pesadelo recorrente quando chega esta época: parece que fui parar numa versão com refluxos de LSD de Alice no pais das maravilhas, engolido por milhões de ovos de pascoa de todo o tamanho e cores, enquanto grito “coelho não põe ovooooooooooooooOOO”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: