Papa Wemba

Jules Shungu Wembadio Pene Kikumba. Tudo isso resultou no nome artístico Papa Wemba. Músico tradicional do ritmo rumba africana, também conhecido como soukous. Nasceu em 1949, no Congo, e fixou seu nome no cenário musical na década de 1970, logo depois de ter começado sua carreira cantando no coral da igreja em 1966.

Nos anos 90, assim como muitos músicos africanos fizeram no período, mudou-se para a Europa e passou a ser mundialmente conhecido, especialmente por misturar ritmos africanos tradicionais com a música popular da Europa. Com isso, ele conseguiu músicas com batida forte, ritmo contagiante e também muito elaboradas.

A música que vamos ouvir, Sakana, me encanta pela disposição do Papa ao cantar e me intriga pelo nome “Sakana”… se alguém tiver a tradução, por favor, colabore.

Para assistir, você será direcionado ao YouTube. Mas é só clicar no vídeo, como de costume nas nossas Quintas Quentes, e depois clicar novamente em Assista no YouTube.

Leia mais no blog Josias Sobrinho, Plás e Canja’s.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/03/31/papa-wemba/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Rumba africana: muito gostoso o ritmo… Gostei de várias músicas com estilo vibrante e alegre como Shofele, Sai sai, Yolele e Fula Ngenge (o vídeo desta comentado como “Soukous Congo Fun”). Muito bom também o vídeo World Music Best – Papa Wemba & Peter Gabriel – In Your Eyes – http://www.youtube.com/watch?v=NV5rHm0Qi_s – em que o dueto de contrates das vozes ficou muito interessante além da descontração dos cantores!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: