Ainda no Mali

Aceitando a sugestão da Ana, na Quinta Quente passada, trago hoje Oumou Sangaré, diva dos ritmos wassoulou. Nascida no Mali em 1968, é conhecida como “canto do pássaro de wassoulou”.

Wassoulou é um estilo musical de uma região de mesmo nome, no oeste da África. É cantado normalmente por mulheres e as letras falam de suas questões cotidianas, como fertilidade, poligamia e gravidez.

Ali Farka Touré foi quem a levou para a Europa e possibilitou a ela que assinasse um contrato com um grande selo aos 21 anos.

Oumou Sangaré é uma referência mundial para a música africana e para os direitos humanos das mulheres de sua região, se manifestando contra o casamento de meninas e a poligamia. Também é embaixadora da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

O álbum que leva o nome da música que vamos ouvir, Seya, é classificado da seguinte forma no site A camarilha dos quatro: Flautas, teclados e guitarras se misturam a kalimbas e karignans formando um todo coerente.

Isso é Oumou Sangaré: música tradicional, afrobeat, soul, tudo de forma harmônica e com conteúdo político forte, na voz linda e performance simpática de uma africana guerreira.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/03/24/ainda-no-mali/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] Já realizou shows em diversos países da Europa, como Portugal, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Holanda e vários outros. Em tantos palcos, já esteve ao lado de artistas como Bhundu Boys, Mark Knoffler, Youssou N’Dour, Miriam Makeba, Hugh Masekela, Angellique Kidjo, Abdullah Ibrahim e Oumou Sangaré. […]

  2. De fato os instrumentos musicais são muito valorizados e cada um tem seu destaque em todas as canções que pesquisei. É contagiante a energia mostrada na música Yayoroba – http://www.youtube.com/watch?v=IxLGbPfAxs4 – e a desenvoltura no Festival Africano no Deserto do Sahara:

    Mas imperdível mesmo é o vídeo [USA & Mali] Alicia Keys feat Oumou Sangare–Falling – http://www.youtube.com/watch?v=YgjJgpNdSw0 – dueto maravilhoso! Outro que gostei muito, apesar da qualidade do som ter ficado um pouco prejudicada, foi Wele Wele Live in Tunis 2009 – http://www.youtube.com/watch?v=7w4-V2dpzYA mas vale pela vibração que ela transmite. Contudo, Seya é sem sombra de dúvida o que mais valoriza o vozeirão e todo o magnetismo de Oumou Sangaré: uau!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: