Blues africano

O que é isso que esse homem faz com a guitarra? Magia, magia africana, das boas. Ali Farka Touré, nasceu em Mali, em 1939. Faleceu em 2006, com câncer nos ossos. Cantor e guitarrista, ficou conhecido internacionalmente como um dos principais ícones da música africana e do blues, em especial, estilo do qual é considerado pioneiro na África.

A revista Rolling Stone o classificou como o número 76 na lista dos 100 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos. Suas músicas foram trilhas sonoras de filmes, documentários e programas de televisão em todas partes do mundo e lhe valeram dois prêmios Grammy. Savane foi escolhido o álbum do ano, em 2006, pelo World Music Chart Europe (WMCE) – lista dos melhores da música mundial feita por produtores de rádio de países europeus.

Havia muitas opções para escolher, mas trago aqui Beto, do CD Savane, que tem mistura de sons árabes e africanos, com o maravilhoso toque de blues que só suas mãos mágicas são capazes de produzir.

Veja mais sobre Ali Farka Touré no verbete em inglês da Wikipedia, no site World Music Central.org e no verbete em nome dele no site sobre música de Mali, Mali-Music.com.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/03/17/blues-africano/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] a sugestão da Ana, na Quinta Quente passada, trago hoje Oumou Sangaré, diva dos ritmos wassoulou. Nascida no Mali em […]

  2. Que guitarra é essa! MuitooO bom mesmo. Bjs

  3. Ali Farka é O guitarrista africano. Na verdade ele é muito mais que isso porque as influências dele espalharam-se pelo mundo inteiro. Como Bob Marley, Miriam Makeba, Youssou n’Dour, Salif Keita, Manu Dibango, ele faz parte da elite da musica africana.
    Já sentia a falta dele no QQQ 🙂

  4. Muito bom! também gosto muito de Ali Farka Touré, acho que ele criou um estilo único. Possivelmente a Sandra já conhece mas deixo aqui a sugestão de uma outra “lenda” do Mali, Oumou Sangaré.

    • Ana, obrigada pela sugestão.

      Visitaremos ainda Oumou Sangaré uma Quinta Quente dessas… 😉

      Abraços.

      Sandra.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: