Doce voz guineense

Eneida Marta é uma das referências culturais da Guiné-Bissau radicada em Portugal. Mas não nega sua origem e é hoje uma das vozes africanas mais vibrantes. E mais doces também.

Eneida canta nos ritmos Gumbé, Tina (que é um ritmo e um instrumento da Guiné), Singa, Djanbadon, Afro-beat e em diversas línguas: Mandinga, Fula, Criolo e Português.

Eneida conta com a parceria com o produtor Juca Delgado, uma referência na área musical em Portugual, especialmente em produção de música africana, e já teve colaborações em trabalhos com artistas como Aliu Bari, Rui Mingas, Bonga, Manecas Costa, entre outros.

Seu primeiro álbum foi Nô Storia (Minha história), em 2001. Um ano mais tarde, Eneida lança o segundo trabalho Amari. Em 2006, lançou seu terceiro disco, Lôpe Kai.

Em julho de 2005, Eneida ficou em primeiro lugar na categoria de World Music, em um concurso realizado em Portugal. A canção premiada foi Mindjer Dôlce Mel, que ouvimos agora.

Veja mais sobre a cantora no site Gumbé.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/03/10/doce-voz-guineense/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Além da voz doce é uma simpatia cantando e exibindo um belo sorriso como a dizer e demonstrar que está fazendo a melhor coisa do mundo: cantando!!! E isso ela faz muito bem. Adorei a música, só não sei em qual categoria desses complicados ritmos ela se enquadra rss. Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: