Gabriela

Gabriela viu despertar sua paixão pela música aos 12 anos de idade, no grupo coral da escola portuguesa, onde estudava. Depois, foi convidada a participar de um concurso de música das comunidades portuguesas, saiu vencedora e, desde então, nunca mais se afastou da paixão de infância. Hoje é uma representante da World Music.

Seu nome completo é Gabriela Mamie Zango Mubanguiane Langa. Nasceu em Maputo, aos 16 de fevereiro de 1980. Aos 20 anos representou a África no 1º Festival Jovem das Comunidades Portuguesas, em Portugal, com a canção Lágrimas de Chuva, que receberia o máximo de pontuação em África e em Moçambique, ganhando um lugar de destaque no festival.

No ano seguinte gravou seu primeiro álbum, 100% Amor e Paixão, que conquistou o prêmio Cantor Revelação no Ngoma Moçambique 2001, com a música Meu Marido.

Em 2005 gravou o álbum Felicidade e mais uma vez foi premiada pelo Ngoma Moçambique, com a Melhor Marrabenta do Ano, Mina na Wena.

Foi em 2008 que lançou Longa Estrada, que escolhi para ouvirmos hoje. Escolhi primeiro porque a música marca bem a voz doce, muito afinada e segura de Gabriela, além do seu português muito bem pronunciado, depois pelo significado da canção: um tributo à atleta moçambicana Maria de Lurdes Mutola. De acordo com explicação da própria Gabriela no site Mbila, Lurdes Mutola é uma heroína viva, que elevou o nome de Moçambique. “Fiz esta música a pensar também nas pessoas que lutam todos dias para alcançar seus objectivos, e quando estes são alcançados, aparecem logo outros”, explica.

Vamos à Longa Estrada:

Mais sobre Gabriela:
A cantora que vive entre a cultura moçambicana e portuguesa

Gabriela – “A música é algo que está dentro de mim”

Visite também o site oficial da cantora: http://www.gabriela.co.mz/

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/03/03/gabriela/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Olha Estrela Gabriela desde muito adorei tuas musicas és um exemplo de talento quando de fala de empreendedorismo em Moçambique, quero aqui e agora desejar-te sucessos na tua carreira profissional, muito amor, dinheiro e claro muitas amizades!

  2. […] têm o direito de saber o que se passa por aqui sem censura. Sim, temos Wazimbo, Tânia Tomé, Gabriela e muito mais coisa boa, mas também temos os […]

  3. Senhora D’Abadia, isso não é um nome é um tratado rss. Tão nova e com tantas premiações, bem se vê que terá uma “Longa Estrada” de sucesso! Linda homenagem: a música e o esporte unem muito as pessoas! Gostei também de Broken Heart – http://www.youtube.com/watch?v=8oIMLkDlCXw onde a doçura da sua voz contrasta bastante no dueto com Rui Michel! Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: