Casa de Ferro

Maputo tem construções muito bonitas, da época colonial. Algumas nada conservadas, como já citei aqui. Outras até que bem mantidas.

Uma dessas da segunda categoria tem uma história interessante. A Casa de Ferro. Ela foi construída no final do século XIX. O desenho foi encomendado pelo governo português ao escritório de Alexandre Gustave Eiffel. Sim, o cara da torre de Paris.

Especializado em construções metálicas, Eiffel não fez diferente com o projeto para Maputo, então Lourenço Marques. Talvez só não tenha se dado conta que a tal casa ficaria na África. Calor africano, senegalês, moçambicano… percebem?

Uma casa em metal, antes da invenção do ar condicionado, foi sandice. Na verdade, até hoje ainda é, porque imaginem o custo de manutenção dos aparelhos de ar condicionado ligados.

Resultado, a casa foi construída por uma empresa belga, mas nunca foi utilizada para o que foi encomendada, que seria servir como habitação para o Governador. A Casa de Ferro serve hoje como sede da Direção Nacional da Cultura.

Casa de Ferro, na avenida Samora Machel

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/03/01/casa-de-ferro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. A casa de ferro e’ um edificio de alto nivel historico para Moz-Maputo. Em que atrai muitos turistas,que foi construida por um artista muito famoso na Franca como diz a Historia.

    Mozambique Maputo

  2. muito bela a casa de ferro, tem um belo enquadramento, pena a falha do clima mas ainda assim nota 10, afinal e um ícone inegável para moçambique. embora acho que devia ter manutenção a rever este aspecto(clima). e não deixar de ser espaço publico(que se possa frequentar sem muito impedimento ou seja não ser unidade privada)

  3. […] ícones da cidade em um só quadro: a catedral católica, a Casa de Ferro, o hotel Pestana […]

  4. Essa Casa de Ferro de Maputo é linda! Pena que realmente seria insano pensar alguém morando aí, naquela época que nem existia ar-condicionado, sob um calor africano!!!! Vamos combinar que o tal Gustavo Eiffel gostava mesmo de ferro hein? O edifício histórico de Luanda – Angola, o Palácio de Ferro, também tem sua construação atribuída a ele. Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: