Dia dos heróis moçambicanos

Na semana passada vivemos aqui em Moçambique o feriado de 3 de fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos. O feriado celebra a vida dos que lutaram pela libertação nacional quando o país ainda era colônia de Portugal.

A data foi escolhida em homenagem à Eduardo Mondlane, um dos fundadores e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo). Ele morreu vítima de uma carta-bomba, em Dar-es-Salaam, capital da Tanzânia, no ano de 1969.

Nascido na província de Gaza, no seio de uma família humilde, teve ajuda de uma instituição religiosa para ingressar nos estudos e conhecer outros países, como África do Sul, Portugal e Estados Unidos. Licenciou-se e doutorou-se em Sociologia e chegou a ser professor universitário (de História e Sociologia) e trabalhar para a Organização das Nações Unidas (ONU).

capa do livro Lutar por MoçambiqueEduardo Mondlane não viu a independência, mas a justiça histórica é feita e a cada ano ele é lembrado como um dos principais responsáveis por ela. Como legado, deixou também o livro “Lutar por Moçambique”, publicado meses depois de sua morte, onde se pode saber como funcionava o sistema colonial em Moçambique e o que o autor entendia como necessário para desenvolver o país.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/02/06/dia-dos-herois-mocambicanos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. olha gostei bastante pela generosidad ampla do seu caracter,sabendo o marco importante da data historica reflexa aos herois mocambicano,bj

    • Adriano, obrigada pelo comentário e pela visita ao Mosanblog.

      Abs.

  2. olá Sandra, estou a viver em Moçambique desde 18 de Janeiro e o seu Blog tem servido de inspiração/guia para me orientar nesta cidade, uma vez q retrata tudo o q vai acontecendo por aqui…para além disso encontrei uma grande coincidência, vamos viver no mesmo sitio, Ponta vermelha…você ainda vive cá? cumprimentos Nuno

    • Olá Nuno, fico feliz que o Mosanblog vem cumprindo um dos objetivos dele, que é ajudar as pessoas que chegam a Moçambique a se orientarem.
      Não vivo mais em Moçambique desde o final do ano passado, quando retornei ao Brasil.
      Isso é uma das características de Maputo, as pessoas estão sempre chegando e sempre saindo…

      Abraços.

  3. hummmmmmmmmmmm

  4. ohh

  5. […] já contei aqui, semana passada teve feriado em Moçambique. E nós aproveitamos para voltar à praia da […]

  6. Pena que a maioria dos heróis não vêem seus feitos! São justas as comemorações e as homenagens com nomes de ruas, de instiituições, etc. Mas bom mesmo seria eles presenciarem que suas idéias e lutas frutificaram….. Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: