A voz suave de Moçambique

Uma das primeiras cantoras que eu ouvi quando cheguei em Moçambique, em abril de 2010, foi a de Anita Macuacua, no programa do Gabriel Júnior, Moçambique em Concerto. Sua voz suave, sua interpretação marcante e sua simpatia nunca mais saíram de minha cabeça.

No entanto, eu não encontrava a música que queria apresentar aqui na nossa Quinta Quente, Kanimambo Mama (Obrigada mamãe).

Jovem, Anita Macuacua valoriza a tradição cultural moçambicana e canta o estilo marrabenta de forma encantadora. Também valoriza o changana, idioma local do sul de Moçambique.

Para minha alegria, outro dia conheci Anita pessoalmente, no programa do próprio Gabriel, do qual eu tenho participado porque a Academia de Comunicação, onde trabalho, patrocina um quadro (mas isso é assunto para outro post).

Lá ela cantou Kanimambo Mama, deu uma entrevista onde mostrou ser uma pessoa simples e realizada com as coisas boas que conquistou. Anita também se apresentou alguém sem rancores ou ressentimentos, mas não escondeu sua repugnância por pessoas do meio artístico que usam de critérios nada técnicos para favorecer alguns artistas, chegando a praticar assédio sexual. Na saída, ainda cometeu a gentileza de me prometer um DVD com o clipe da música. Promessa cumprida, publico agora a música, com a devida autorização da simpática intérprete.

Saiba mais sobre Anita em notícia do jornal O País.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/02/03/a-voz-suave-de-mocambique/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Bom Dia,

    Desculpa incomoda lo, mas quero muito contactar a Anita, ou mesmo com o agente dela se assim o tiver. Será que me poderia ajudar com algum contacto alternativo?

    Obrigada

    • Paloma, infelizmente, não tenho nenhum contato da Anita ou agente seu. Vamos torcer para que alguém que o tenha veja sua mensagem aqui no Mosanblog e os coloque em contato.
      Abraços.

  2. Uau, valeu a pena a Quinta Quente sair quase na sexta (pra você aí em Maputo rss). Essa turma da marrabenta não é fácil hein? É rítmo pra ninguém botar defeito. Mas o que mais me chamou a atenção foi realmente a docura da sua voz! E como dança! Pesquisei alguns vídeos e vi sua apresentação na 1ª Gala do Dança dos Artistas Vodacom no ritmo da Marrabenta: http://www.youtube.com/watch?v=XLjcnodxe1g
    Genial! Parabéns pela escolha. Bjs

    • Pois é… tive um pouco de trabalho para conseguir publicar o vídeo, porque tive que fazer conversões de formato e o arquivo ainda era pesado. Mas o resultado foi bom. Eu adoro essa música e o clipe é muito bonito.

      E mais uma vez obrigada pela dica de link. A Anita Macuacua dançando é sempre muito bom de ver também.

      Beijos.

      Sanflosi.


Deixe um comentário

