O carimbo é muito importante

Já comentei aqui que há algum tempo trabalho como diretora da Academia de Comunicação, uma escola de cursos técnico-profissionalizantes na área de comunicação.

O trabalho como diretora de uma instituição tem me colocado mais em contato com o cotidiano de Moçambique. Tenho visto mais de perto como as coisas funcionam no país, percebido mais os valores que as pessoas carregam consigo, conhecido muito mais gente a cada dia. E isso tem me feito perceber muitas coisas que antes não notava.

O amor pela burocracia e a adoração por objetos que poderiam passar a vida em uma gaveta sem uso é uma dessas coisas. O Eduardo já publicou vários textos no ElefanteNews falando sobre o carimbo e a importância que esse objeto tem aqui.

Em poucas semanas de trabalho, eu já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi, de diferentes pessoas, a exata frase: “o carimbo é muito importante”. Eu não estou me referindo àquele carimbo com o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Júridica) e outros dados como razão social e tal de uma empresa. Aqui, não seria o CNPJ, mas o NUIT (Número de Identificação Tributária), que tem a mesma sigla para pessoa física ou jurídica. Falo de um carimbo onde tem apenas a logomarca da empresa. Coisa que você pode pegar de qualquer empresa que tenha um site na internet, salvar em um pen drive (flash, por aqui) e mandar o cara que faz carimbos transformar em um carimbo.

As pessoas ainda não perceberam que as empresas que fazem carimbos não pedem documentos que comprovem que você é o dono da empresa para fazer tal carimbo. No caso do que tem o CNPJ até já me pediram no Brasil o cartão de CNPJ para fazer, mas sem o tal número, é só passar o arquivo com a marca. Então, supostamente, eu posso carimbar qualquer documento, com o carimbo da empresa que eu quiser. Basta investir alguns poucos tostões em mandar fazer o carimbo.

Mas aqui, um documento que tem um carimbo é um documento tratado como algo seriíssimo. Passa a ter uma importância que os outros documentos da gaveta até se envergonham de existir. Talvez no Brasil também seja assim, mas eu é que nunca dei tanto valor ao tal objeto e nunca percebi que as pessoas dessem… No meu primeiro encontro com o contador que vai cuidar das coisas da empresa, ele passou a relação de todos os documentos que precisaria para iniciar os trabalhos e, no final, observou: “e tem que mandar fazer o carimbo, claro, porque o carimbo é muito importante”. Como seu eu já não soubesse que o carimbo é a base da sociedade moçambicana.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/02/02/o-carimbo-e-muito-importante/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] alterações nos anos que estamos aqui. Quando chegamos era manual. Colocava-se um selo (com um carimbo, claro) e à mão se preenchia dados como a validade. Uma assinatura do funcionário do […]

  2. […] eu expliquei no post do dia 2 de fevereiro de 2011, O carimbo é muito importante. Aliás, aqui em Moçambique tudo que se refira à burocracia e atos oficiais ganha um valor […]

  3. Viva o carimbo hein? Quando vejo uma matéria no ElefanteNews com o ícone do carimbo já me abro de rir porque a introdução que o Eduardo faz é sempre genial! Muito boas as observações que você fez sobre a falta de segurança para um objeto tão levado a sério… Bjs


Deixe um comentário

