A delícia das frutas da época

Quando eu vivia no Brasil, nem me dava conta de quais frutas eram as da época, uma vez que lá temos quase todas o ano todo. No máximo, eu sabia que agosto era tempo de morango, porque a doceria Amor aos Pedaços fazia o famoso Festival de Morango e em Brazlândia, perto de Brasília, tinha também uma feira ou festival ou qualquer coisa parecida que não me lembro agora temática dos morangos. No mais, esse negócio de frutas da época me soava como algo do passado. A tecnologia na agricultura já tinha solucionado essa questão.

No entanto, cheguei em Moçambique em abril do ano passado e por muitos meses não vi melancia, fruta que adoro. Como o clima aqui é parecido com o brasileiro, eu esperava encontrá-la. Mas acabei pensando que não a encontraria. Depois de algum tempo me dei conta que podia não ser época dela. Então fui pesquisar e descobri que ela é fruta da época das chuvas. Agora que estamos na tal época a melancia apareceu com força total. Delícia. Tenho aproveitado cada uma que encontro pela frente, porque sei que depois vou ficar tempo sem vê-la. E não é que isso faz dela uma fruta ainda mais saborosa?

melancia comprada no Shoprite de Maputo

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2011/01/19/a-delicia-das-frutas-da-epoca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Também só senti a falta de fruta da época quando morei em Roraima. E exatamente com a melancia… Também, como a fruta sobreviveria a 40 graus na sombra? Podia até encontrá-la, mas no mínimo estaria cozida hahaha. Somente no período das chuvas, quando o clima era um pouco mais ameno é que a fruta era comercializada…

  2. Quando eu era criança, lembro que as epocas de festa junina era muito bom pois aparecia milho, pamonha, cural e essas coisas. Não tinha o ano todo. Ir fazer pamonha era o máximo. Você torcia pra chegar a época. Hoje, até piqui, voce acha fora de época. Talvez por isso, não valorizamos tanto o que temos.


Deixe um comentário

