A educação e eu

Tenho poucas lembranças de minha infância. Todas muito vagas. Dentre essas poucas, vejo-me brincando de escolinha. Eu, professora. Os alunos eram imaginários. Adorava aquilo.

No entanto, no final do período escolar, ao escolher a profissão fui para outro caminho. E, mais tarde, larguei esse caminho para trilhar outro, mas ainda não a docência. É fato que ao longo do tempo fui professora em empregos paralelos, aqui e ali. Ensinei português para estrangieros quando morei nos Estados Unidos e inglês a brasileiros, no Brasil. Também participei de algumas ações em projetos de alfabetização de jovens e adultos. Mas nunca foi minha atividade principal.

Mesmo assim, minha paixão de criança pela educação nunca apagou. Meu primeiro voto para presidente da República foi para Leonel Brizola, que empunhava a bandeira da educação. Li muito Paulo Freire e fiz vários cursos rápidos na área.

Agora, parece que finalmente vou me render ao destino e minha ocupação principal será relacionada à educação.

Tenho tabalhado há alguns meses na Associação Chance, que realiza diversos projetos de inserção social em Moçambique. Vou continuar esse trabalho porque a área social é o que oxigena meu corpo. Mas vou também encarar um grande desafio com a educação: ser diretora de um estabelecimento de cursos técnicos e profissionalizantes.

Será inaugurada em Maputo, Moçambique, a Academia de Comunicação. logomarca Academia de ComunicaçãoVamos oferecer oportunidade de qualificação profissional com instrutores do mercado local e internacional, para que um número cada vez maior de moçambicanos tenha acesso às novas tecnologias de informação e conhecimento das melhores técnicas profissinais na área de comunicação.

Espero, com sinceridade, contribuir com o país e seus ciadãos nesse momento de desenvolvimento. Afinal, como sabemos, a educação é a base para que tudo dê certo e as pessoas tenham melhor qualidade de vida.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/12/31/a-educacao-e-eu/trackback/

RSS feed for comments on this post.

9 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Parabéns Sandra flosi! Descobri seu blog agora! Depois de seis amos passados, como está seu projeto? Espero w esteja firme. Pois sempre me comovi com as necessidades básicas das comunidades desfavorecidas. Há doze anos ensino costura em meu bairro, o q me deixa realizada, pois vejo os q passaram por mim, trabalhando e lutando por um pouco de dignidade. Minha cidade, Caruaru é pólo regional de confecções e dá suporte empregatício considerável ao nosso Estado. Passei dois anos 2013 e 2014 dando aulas de corte e costura pelo PRONATEC no Senac, onde foi um incentivo para fazer graduação, estou concluindo pedagogia e buscando nais conhecimentos e fundamentação para desenvolver um trabalho com meus alunos cada vez eficaz. Impulsionando a a creditar no seu potencial para sempre buscar mais conhecimentos despertando -o o protagonismo e reconhecendo seu valor como cidadão com seus direitos e deveres fundamentado nas leis vigentes.

    • Que história fantástica a sua, Maria do Carmo! Parabéns e força para seguir em frente. O projeto da Academia de Comunicação, felizmente, continua de pé. Eu deixei Moçambique no final de 2011, mas mantive contato com as pessoas envolvidas e o projeto é um sucesso. Fico muito feliz por saber que contribuí de alguma forma com isso.

  2. Oi Sandra
    sinto o grande orgulho em saber que muitos brasileiros e brasileiras dão a sua contribuição para o desenvolvimento deste mundo. Parabéns. sou artista plastico e desenvolvedor de sistemas de ensino, estudo, pesquisa e análises. Algo novo e surpreendente e gostaria que vocês como outros participantes do Mosanblog tais sistemas através de http://www.oaieme.com
    Independência ou Sorte!

    • Olá João.

      É bom ter sua visita. E eu vou já conhecer o site que indicou e seu trabalho. Tudo sobre educação me interessa!

      Abraços.

      Sanflosi.

  3. […] comentei aqui que há algum tempo trabalho como diretora da Academia de Comunicação, uma escola de cursos […]

  4. Oi Sandra, parabéns pelo novo projeto. Que 2011 lhe brinde com muita garra e idéias inovadoras. Beijos!

    • Obrigada, Andreia! Um 2011 maravilhoso para você, com muitos projetos sendo realizados.

      Beijos.

      Sanflosi.

  5. Só tenho uma preocupação com esse grande desafio que você terá pela frente: vai sobrar tempo para o Mosanblog? Porque o resto eu sei que você tira de letra!!! Feliz 2011 e que você vença todos os novos desafios. Beijos

    • Êpa! O Mosanblog é o projeto que caminha junto a todos os outros. Não pára tão cedo.
      Feliz 2011 para você também!

      Beijos.

      Sanflosi.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: