Profissão: instalador de vedação para elefantes

Outro dia participei do seguinte diálogo:

blog ElefanteNewsA senhora: — Meu marido viaja muito, a trabalho.
Eu: — Ah, sim? E o que ele faz?
A senhora: — Vedação para elefante.
Eu: — ?????

Em uma fração de segundos, muitas idéias passaram pela minha cabeça. Mas o que era de fato, não. Então, a senhora com quem eu travava o diálogo explicou: são cercas elétricas feitas a uma altura não atingível pelo homem, mas sim pelo elefante. A energia não é suficente para machucar o animal, mas se ele encostar não vai insistir em passar, então, não sai da área que lhe foi destinada. A energia é garantida por meio de painéis solares.

Ela contou ainda que o marido faz vedação também para os Big Five (cinco grandes), que são: leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte. Aí, a cerca é até o chão, trançada em losangos grandes.

Em geral, ele trabalha para os parques nacionais, reservas naturais de responsabilidade dos governos dos países. A contratação é feita por licitação (aqui chamada de concurso público) e a manutenção dos equipamentos de energia e das cercas é feita pela administração do parque.

Os elefantes não costumam ser animais violentos, mas, muitas vezes, as vedações são necessárias para garantir que eles não destruam as machambas (plantações) nas aldeias próximas. Depois de meses de trabalho na roça, quando os pequenos agricultores estão quase por colher os frutos de sua dedicação, a visita de um único animal pode acabar com tudo. É o prejuízo de um ano.

O trabalho de vedação para elefantes é feito nesses lugares. São regiões quase sempre sem acesso à rede de água e energia elétrica. Os representantes da empresa responsável dormem em barracas e levam quase todo suprimento necessário para as duas semanas que costumam ficar no local. Depois voltam para a cidade e outra equipe vai para o local. Assim se revezam até o fim do trabalho que, dependendo do tamanho da área a ser cercada pode levar dois anos para ser concluído. Alimentos perecíveis, como carne, são conquistados na própria região, com caça a animais de pequeno porte, por exemplo. Os trabalhadores que montam a cerca são, normalmente, pessoas das próprias aldeias da área, que são treinados pela empresa. Essa costuma ser uma exigência do concurso público, para contribuir com a geração de renda das populações locais.

Vedação para elefante. Taí um trabalho que no Brasil não tem como ser exercido.

Mais sobre o trabalho de vedação para animais em notícias do Parque Nacional das Quirimbas e do Sapo.mz.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/12/27/profissao-instalador-de-vedacao-para-elefantes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Quando a gente pensa que conhece todas as profissões vem o “instalador de vedação para elefantes” para nos lembrar que existem mais coisas entre o céu e a terra do que podíamos supor! Realmente só conhecendo outras realidades geográficas para entendermos o quanto o ser humano pode ser criativo na sua luta pela sobrevivência. Mas o que eu gostei mesmo foi do mini diálogo hahaha. Bjs

  2. […] Clique aqui, no Mosanbolg, para conhecer uma profissão que pode interessar os verdadeiramente empen…g. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: