Mucavele: 60/41

São 60 anos de idade e 41 de carreira musical. José Mucavele é um dos mais conceituados músicos moçambicanos da velha guarda. Ele canta canções tradicionais adaptadas a ritmos contemporâneos e também músicas novas, que tratam de questões da contemporaneidade.

Ao longo dessas mais de quatro décadas de profissão, Mucavele, sempre com sua guitarra acústica, influenciou outros músicos e contribuiu para a construção da identidade musical moçambicana, com temas como Atravessando Rios, Compasso 1, Balada para as minhas filhas e Inkama waku Africa.

Em 2009, a canção Balada para as minhas filhas foi doada ao Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), mostrando um outro lado do artista: sua preocupação em manter um compromisso com as questões sociais. A canção passou a acompanhar materiais e ações da organização em prol da realização dos direitos da criança em Moçambique.

Agora, vamos ouvir a música Inkama waku Africa, do álbum Compassos I. Não consegui a letra, nem tão pouco a tradução. Agradeço se alguém que ler e tiver puder colaborar.

Veja mais em matéria do blog Mbila sobre homenagem feita ao artista.

E leia aqui sobre a parceria do músico com o Unicef.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/12/09/mucavele-6041/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] apresentei aqui no Mosanblog, o Wazimbo, depois, o José Mucavele, mas o que eu não sabia, é que eles não se falavam. E o motivo da discórdia era justamente a […]

  2. Que bom você conseguir um artista da cidade para a Quinta Quente. Pena que não encontrei outros vídeos dele: gosto de explorar o trabalho de cada artista que estréia por aqui. Fiquei curiosa com a música Balada para as minhas filhas… Esta “Inkama waku Africa”, tem uma melodia que acalma mas ao mesmo tempo transmite uma certa melancolia. O que estará dizendo o Mucavele na canção?! Bjs

    • Pois é… como já comentei com você há ainda muito pouca coisa dos artistas moçambicanos na internet. Vou começar a trazer, inclusive, alguns vídeos inéditos, para contribuir com a divulgação da cultura moçambicana.

      Também sou curiosa com a letra da música que postei e mais ainda para conhecer a que foi usada pelo Unicef. Se eu conseguir, colocarei aqui no Mosanblog.

      Beijos.

      Sanflosi.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: