Gâmbia, Malawi e eu

Devo confessar que até um ano atrás meu conhecimento de África não ia muito além do pouco que vi na escola e o mapa do mundo mais marcado em minha memória era o dos jogos de War. Isso significa que eu conhecia quase nada o verdadeiro velho continente.

Agora, já mais familiarizada com o mapa da África, tenho descoberto traços de fronteiras fascinantes. Por exemplo, cada vez que vejo o mapa tenho a sensação de que dois países, na verdade, não estão bem traçados – Malawi e Gâmbia.

Malawi dentro de Moçambique

O Sul de Malawi parece naturalmente uma parte de Moçambique. E todo Gâmbia está dentro do Senegal! Ele margeia o rio Gâmbia e tem 320 km de extensão, na direção do mar para o interior, no entanto, nunca atinge nem 50 km de largura. Não é incrível? Um país que é a margem de um rio. Está certo que nem Moçambique, nem Senegal, nem a maioria dos países, tem suas fronteiras traçadas por questões de acidentes naturais ou marcas culturais, como já comentei aqui. Mas esses dois são situações que sempre mesmo chamam minha atenção.

Mapa de Gâmbia

Fronteira de Gâmbia traçada em vermelho

Lesoto

E se é para falar em países incrustrados em outros, não podemos nos esquecer do Lesoto, que fica dentro da África do Sul. Confesso que não me causa tanta estranheza quanto Malawi e Gambia. Não consigo entender o motivo. Mas veja aí como ele está no mapa:

Mapa do Lesoto

Published in: on 16/11/2010 at 07:52  Comments (1)  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/11/16/gambia-malawi-e-eu/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Ainda bem que não estou sozinha nesta de que antes de vocês “meu conhecimento de África não ia muito além do pouco que vi na escola”. Se não me engano já andei escrevendo isso no ElefanteNews mais de uma vez hahaha. Por isso já fui repetitiva aqui e lá dizendo que “adorooO as matérias de vocês”!!! Tenho aprendido muito mais do que nos tempos de escola… Obrigada mais uma vez a você e ao Eduardo! Bjs


Deixe um comentário

