Wazimbo

Em artigo de 7 de agosto de 2010 do jornal O País, Amosse Macamo descreve a voz de Wazimbo como “de exigência concreta de um milagre chamado canto. Se Wazimbo não fosse cantor, seria cantor”. E é exatamente a voz dele que me encanta. A música Nwahulwana toca sempre na rádio RDP África e não canso de ouvir.

Wazimbo desenvolveu o seu talento com a Orquestra Marrabenta Star, tendo despontado nas rádios nos anos 80 e 90. Mas a carreira havia começado já na década de 50, juntamente com os músicos Hortêncio Langa e Miguel Matsinhe, no grupo Os Rebeldes do Ritmo, que viria mais tarde ser conhecido como Silver Stars. Só em 1998 Wazimbo lançou seu primeiro disco solo, intitulado Makwero.

A música que vamos ouvir faz parte da trilha sonora do filme A Promessa, dirigido por Sean Penn, com Jack Nicholson, Patricia Clarkson, Beau Daniels, Benicio del Toro e Dale Dickey. Ela fala de uma mulher “Maria Nwahulwana”, que passa todas as noites visitando os bares da cidade e não vai nunca ter um homem dela porque tem esse comportamento.

Em entrevista no jornal O País, em 2009, Wazimbo explicou a canção: “um nome fictício de mulher, que eu louvo pelos seus feitos e encorajo a batalhar pela vida. Não é que esta ‘Nwahulwana’ exista de facto, não é uma pessoa concreta, mas sim uma criação que vem da minha inspiração. Não é que exista uma rapariga com o nome Maria Nwahulwana, é uma homenagem a todas as mulheres”.

Não consegui a letra da música, nem tão pouco a tradução, mas parece ser algo entre o romantismo e a melancolia. Vamos a ela:

P.S. Alguns dias depois de escrever o post recebi uma colaboração com letra e tradução. Estão no post Wazimbo, por Bélia.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/11/11/wazimbo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

10 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] começou a carreira nos anos 80, interpretando músicas do seu ídolo Wazimbo. Com sua voz doce e muito talento, não foi difícil ganhar vida própria. Logo desenvolveu as […]

  2. […] os leitores do Mosanblog têm o direito de saber o que se passa por aqui sem censura. Sim, temos Wazimbo, Tânia Tomé, Gabriela e muito mais coisa boa, mas também temos os […]

  3. […] Samora Machel e Joaquim Chissano, o jogador de futebol Eusébio, músicos e outros artistas como Wazimbo e […]

  4. […] apresentei aqui no Mosanblog, o Wazimbo, depois, o José Mucavele, mas o que eu não sabia, é que eles não se falavam. E o motivo da […]

  5. […] do Wazimbo? Cantor moçambicano de voz maravilhosa… foi da Orquestra Marrabenta Star… canta […]

  6. […] dia ela comentou que tinha visto o texto sobre Wazimbo e a música Nwahulwana e que sabia escrever e traduzir a música. Ficou de mandar para mim. A […]

  7. Interessante, muito. quanto a letra de Maria Nwahulwana falarei com o Wazimbo e trarei aqui. obrigado Sandra por me ter citado.

  8. Esse Wazimbo não é pouca coisa não hein? Músico preferido: Stevie Wonder…
    Realmente se ele não fosse cantor seria cantor: tem musicalidade até nos gestos!
    Também gostaria de ver a tradução da música tema do filme porque em alguns trechos da músicaz ele não só parece reverenciar algo/alguém, talvez a Maria, como também demonstra até um pouco de sofrimento. Já que o filme é um drama, pode até rolar uma letra de profunda tristeza.
    Seu valor, inclusive de intérprete, é induscutível quando o ouvimos cantando sua versão de uma canção angolana composta por Carlos Burity: Monami. É do álbum O Rei da Marrabenta (penso que você não escolheu essa porque ele não aparece ao vivo rsss). Sai de cena o Wazimbo melancólico e entra um Wazimbo que transmite swing até na voz. MaravilhosooO, versátil e com uma voz gostosa de ouvir.
    Não sou uma especialista em música africana, mas que estou virando uma estudiosa do assunto, ah isso eu estou hahaha. Beijos

    • Realmente Lúcia, do jeito que vai, logo logo passa de estudiosa para especialista. E o espaço Quinta Quente no Quinto está aberto para você publicar seus posts quando quiser! Que tal nos apresentar alguém que ainda não apareceu por aqui mas você já viu nos seus estudos?

      😉

      Beijos.

      Sanflosi.

      • 🙂 Menina estou começando os meus estudos por sua causa. Sigo suas pegadas e saio procurando mais rsss. É que sou curiosa mesmo. Aproveito suas dicas e pesquiso mais um pouquinho! Se descobrir novidades te aviso, com certeza. Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: