Kugoma

O Cineclube Komba Kanema é um núcleo formado por jovens voluntários que desenvolvem, desde abril de 2007, atividades de divulgação, programação e exibição de cinema.

Logomarca KugomaAgora, o cineclube vai realizar a 1ª edição do Kugoma, fórum de cinema de curta metragem. Serão projeções diárias, em quatro bairros da cidade de Maputo: Mafalala, Aeroporto, Ka Tembe e Baixa. Com isso, o cinema será transportado até o público econômica e geograficamente excluído das salas de cinema convencionais.

As salas convencionais, no entanto, serão também pólo de projeções: receberão filmes de temáticas consideradas mais restritas pelos organizadores e, eventualmente, filmes que não disponham de legendagem em português.

Cerca de 90 títulos de até 30 minutos, grande parte deles lusófonos (Angola, Portugal, Brasil e Moçambique), além de produção espanhola, farão parte do fórum.

A proposta é realizar um festival de curtas em um formato diferente, que inclua salas de projeção e apresentações ao ar livre e que aproxime o cinema da população nos seus bairros de residência e de um público mais jovem.

Com isso, os organizadores querem fazer chegar e tornar acessíveis a uma camada mais vasta da população trabalhos cinematográficos não disponíveis nas salas comerciais nem no mercado de DVD nacional, recriando o hábito do cinema no bairro e contribuindo para a formação de novos públicos.

O acesso a todas as sessões é livre e gratuito, de 10 a 14 de novembro, em dois horários: 18h30 e 20h. As sessões serão de 60 minutos. As produtoras dos curtas poderão ainda colocar seus filmes à venda em uma Feira do DVD que será montada nos diferentes locais de exibição.

Vale lembrar que, há menos de dois meses, falei aqui no Mosanblog sobre o Dockanema — Festival do Filme Documentário de Moçambique. Isso é, ao meu ver, um bom sinal dos tempos. Sinal de que o povo moçambicano consegue agora dedicar um pouco de sua vida à arte, seja para produzir, seja para contemplar. Isso é maravilhoso, especialmente, em um lugar que passou as últimas décadas com as atenções centradas em guerras (independência e depois civil). O caminho é longo, mas já demos os primeiros passos.

Informações sobre a 1ª edição do Kugoma no site do evento.

Veja também matéria do jornal O País.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/11/06/kugoma/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] post exatemente anterior a este, que você vê aqui, falei sobre o Kugoma, fórum de cinema de curta metragem, que se realiza em Maputo, capital de […]

  2. Que maravilha a Sétima Arte chegando a um número maior de pessoas em Moçambique! Cinema é uma coisa maravilhosa e é realmente uma pena ainda haver públicos econômica e geograficamente excluídos. Parabéns pela iniciativa desses jovens!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: