Votei hoje e votarei amanhã

entrada CCBM Nesse domingo, 31 de outubro, voltei ao Centro Cultural Brasil Moçambique, aqui em Maputo, para votar no segundo turno das eleições presidenciais. E nos próximos dias vou votar mais uma vez, agora pela internet, para o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE).

O conselho é formado por 16 brasileiros radicados no exterior e tem como objetivos manter a interlocução entre os brasileiros que vivem fora do país e o governo brasileiro e assessorar o Ministério de Relações Exteriores na definição de políticas em favor das comunidades brasileiras no exterior. A representação é regional, sendo quatro representantes para cada uma das seguintes regiões geográficas: 1 – Américas do Sul e Central; 2 – América do Norte e Caribe; 3 – Europa; 4 – Ásia, Oriente Médio, África e Oceania. Logo, aqui em Maputo elegemos representantes da região 4. Cada eleitor vota em um candidato de sua região, não necessariamente seu país.

O conselho é uma demonstração de respeito aos cidadãos que, por inúmeras razões e, às vezes, obrigações, têm que se afastar de sua terra natal, mas não deixam de fazer parte dela. Com o conselho, mesmo enquanto moro em outro país, sinto-me incluída e com possibilidade de ter minhas opiniões consideradas. O CRBE foi lançado durante a II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro de 2009, e instituído pelo decreto n° 7.214.

Os requisitos para se candidatar ao conselho foram: a. ter mais de 18 anos; b. viver no mínimo há três anos na região geográfica que pretende representar; c. não possuir antecedentes criminais; d. declarar estar em condições de exercer as funções de Conselheiro do CRBE. Os membros eleitos exercerão mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição.

O acesso à página de votação para as eleições do CRBE estará disponível no portal Brasileiros no Mundo, a partir da zero hora (horário de Brasília) do dia 1º de novembro, até a meia-noite (horário de Brasília) do dia 9 de novembro de 2010.

Para votar, o brasileiro deve ter mais de 16 anos, residir no exterior e informar, obrigatoriamente, os seguintes dados no formulário eletrônico do sistema de votação: a) cidade e país, com campo facultativo para estado/província; b) nome completo; c) e-mail; e d) um número de documento oficial brasileilro (passaporte ou CPF ou título de eleitor no exterior ou matrícula consular registrada pelo Consulado da área em que reside, quando aplicável).

Moçambique tem três candidatos: Domingas Almeida de Moraes Faiane, Gabriel Limaverde e Rose Baiana (Rosemeire Cerqueira dos Santos).

Veja aqui a lista completa dos candidatos em todo o mundo.

Confira também o Regimento do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/10/31/votei-hoje-e-votarei-amanha/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Muito importante esse Conselho porque tem brasileiro espalhado pelos quatro cantos do mundo e ter interlocutor definido para fazer esse canal facilita muito as coisas, não é mesmo?

  2. Para quem identificar com as minhas propostas, sou candidato pela região 4.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: