Livraria centenária

símbolo do centenário da livraria Miverva Central

Há 102 anos, no centro de Maputo, que então chamava-se Lourenço Marques, está a livraria Minerva Central. Acredito que hoje seja uma das mais completas aqui e também oferece alguns produtos de papelaria e boa diversidade em informática, inclusive com produtos Apple, não tão comuns por aqui.

Para mim, o mais interessante quando entro nela é pensar que passou por tantas guerras, tantas enchentes que já destruíram a baixa da cidade onde ela está, tantas crises em todo o mundo que afetaram essa nova república e a Miverva Central está lá, firme e forte, vendendo cultura. Não vende barato, porque livro aqui não o é (cerca de MT 1.000,00 um volume, ou seja, R$ 46,00), mas consegue sobreviver disso. Para mim, um bom sinal.

fachada da Minerva Central

Fachada da livraria na rua Consiglieri Pedroso, 84

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/10/18/livraria-centenaria/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Eu tenho bibliofobia por isso evito livrarias e bibliotecas. Lá tem muito livro…

  2. Sabe aquele frase: “Quero morar em uma livraria” ? É a minha cara! Também reduzi as compras por falta de espaço, mas até mesmo pela internet fico namorando os lançamentos e me pondo a prova da tentação de comprar um volumezinho apenas hahaha. Que maravilha saber que uma casa que vende cultura está há mais de um século, firme e forte…mas realmente o preço dos livros é meio salgado hein?

    • Ih… acho que são trigêmeas. hahaha. (piada interna, né, meninas?).

      Mas realmente, livraria é o lugar, não? Ainda mais se tem expresso, como aí na Saraiva do SCS… ô saudade.

      Se já conhecêssemos a Lúcia naquela altura, hein, Pat?

      Beijos às duas e fica desde já marcado esse café quando eu for à Brasília.

      Ah, sobre os preços, realmente salgados. Esse valor é cerca de 40% de um salário mínimo aqui.

      Sanflosi.

      • Então você está intimada a vir à Brasília para este café tão aguardado viu? Daí conheço as duas hahaha. Ih… esse café não vai nem prestar kkkk. Vai ser bom demais! Bjs

  3. Esse é um dos lugares que mais gosto. Livraria e papelaria pra mim. É que hoje, meu problema de espaço me faz desfazer de livros, então não tenho comprado muito. Mas sempre passo nas livrarias pra ver o que tem. O que está sendo lançado. É minha praia mesmo. E sinto sua falta aqui pra tomarmos café na Saraiva.


Deixe um comentário

