Quisse Mavota: laudo final?

Em maio de 2010, relatei o mistério de Quisse Mavota: em menos de 20 dias, cerca de 70 alunas do ensino secundário de uma escola de Quisse Mavota, na periferia de Maputo, sofreram desmaios.

No comecinho de junho, contei que tinha sido feito lá um ritual tradicional, mhamba, para evocar espíritos dos corpos que tinham sido enterrados no terreno, em um antigo cemitério que existia onde foi construída a escola. Havia a crença de que faltara o cumprimento de algum ritual para a construção da escola, e, como consequência disso, os espíritos estavam zangados.

Alguns dias depois, contei que não houve mais desmaios na escola. Então, citei Miguel de Cervantes: “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.”

Mas o Ministério da Saúde, cumprindo seu papel, continuou as investigações e agora, cinco meses depois dos desmaios, informa o resultado: tratou-se de um caso de histeria coletiva. À época, foi mesmo uma das possibilidades levantadas pelo ministério. Eu, da minha parte, continuo nas citações. Dessa vez recorro a Sócrates (o filósofo, não o camarada do futebol): “só sei que nada sei”.

Leia mais sobre o desfecho (por enquanto) dessa história, em matéria que o Eduardo Castro fez para a Agência Brasil e divulgou no ElefanteNews.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/10/13/quisse-mavota-laudo-final/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. O melhor é que acabou e não tem acontecido mais. Porque em qualquer das hipoteses, o valor do ritual que foi feito é claro. Parou os desmaios e a vida seguiu no colégio.

  2. No meu comentário do ElefanteNews até me referi às bruxas, mas não fiz a citação de Cervantes na sua forma original: apenas um portunhol “maromeno” kkkk. Mas o que para mim não é mais ou menos é o episódio: respeito o que não posso explicar e acredito que há mais coisas entre o céu e a terra do que podemos imaginar!!! Será que foi mesmo histeria coletiva e os desmaios cessaram após o ritual por pura coincidência? Sei não….Vá se saber!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: