Para nos visitar, tem que entrar na Zona Restrita

Já comentei, no dia que falei dos pavões de Maputo e no dia da Independência, que moramos perto da residência do presidente de Moçambique. Foi um acaso. Alugamos a casa sem saber exatamente o que isso significava, porque o fizemos ainda no Brasil. Tudo que sabíamos é que era muito seguro, porque ficava atrás da casa do presidente. De fato, segurança é o que não falta. Nossa casa fica na chamada Zona Restrita.

Para entrar aqui, temos que passar pela Zona de Controle, caracterizada por uma cancela, com uma guarita, onde ficam sempre dois militares que controlam a entrada e saída das pessoas.

cancela na rua Mártires de Mueda

No fundo, o muro branco à esquerda é a residência do presidente; nossa casa fica em frente, à direita

Há uma série de regrinhas: se chegar de carro, tem que abrir as janelas e, se já estiver escuro, acender a luz interna do veículo; se estiver a pé, a passagem é na lateral, onde há uma corrente de ferro. De qualquer forma que entrar, tem que apresentar a carteira de morador da Zona Restrita (claro que depois que os guardas te conhecem isso é abolido). Se não for morador, o morador responsável por sua entrada deve deixar uma carta na Zona de Controle, informando seu nome completo e seu documento de identidade fica retido até sua saída. Isso vale para visitas, entregadores, prestadores de serviços…

vista da rua Mártires de Mueda a partir da cancela

Ao sair da Zona Restrita, essa é a vista da rua Mártires de Mueda

Não sei exatamente em que momento se criou essa Zona, mas já ouvi dizer que nos primeiros anos pós-independência, as casas ali eram destinadas a estrangeiros que vieram colaborar com o governo. As casas da nossa área, que parece uma pequena vila dentro da Zona Restrita, teriam sido construídas por cubanos para sua residência. Mas há também na Zona Restrita casas mais antigas, com ares coloniais. De toda forma, o curioso é como o presidente está bem guardado pela sua segurança, claro, mas não está isolado, como em outros países que conheci. Não há grandes muros, grandes jardins e grandes espaços a separá-lo da vida comum. Talvez sejam ainda resquícios do regime socialista que vigorou por aqui nos primeiros anos da República.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/10/08/para-nos-visitar-tem-que-entrar-na-zona-restrita/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Onde fica esta zona mais precisamente?

    • Na região da Ponta Vermelha (onde há as Torres Vermelhas), no fim da rua Mártires da Mueda, perto do Hotel Cardoso. Na parte alta da cidade.

      • Muito obrigado pela resposta. Estou grato 🙂

  2. […] dia contei aqui que para nos visitar é preciso entrar na zona restrita. Vencido esse passo, logo à direita há uma pequena vila, em formato de U, com 18 casas. São nove […]

  3. Também achei curioso o presidente não ficar isolado como na maioria dos países…Essa Zona Restrita foi providencial nos dias das manifestações do início de setembro: fiquei menos preocupada com vocês exatamente em função de ser uma área de muita segurança! Bjs

  4. Que rua gostosa de andar. E tudo parece bem limpo. Não vejo a hora de conhecer Moçambique.

    • Bem limpo é a impressão que fica porque eu cortei a sujeira da foto. Infelizmente, uma das coisas mais tristes e feias aqui de Maputo é o excesso de sujeira nas ruas. Mas isso é assunto para um outro post

      Só espero que essa revelação não seja motivo para desmotivá-la de conhecer Moçambique. 🙂

      Beijos.

      Sanflosi.

      • Issó não é motivo mesmo porque o que mais quero conhecer em Moçambique é o povo. Pelo menos o que me passas nas reportagens que vi, é o sorriso deles. mesmo com tantos problemas. Isso que me faz querer conhecer.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: