Hoje é Dia da Paz e Reconciliação

Não, não estou a falar do resultado da eleição no Brasil. Até porque, no Brasil, a luta continua… Mas é feriado aqui em Moçambique e a data é essa: Dia da Paz e Reconciliação.

Em 2010, celebram-se 18 anos do Acordo Geral de Paz, assinado em Roma, pelo então presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, pelo presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, e por representantes dos mediadores – a Comunidade de Santo Egídio, da Itália.

O acordo colocou fim a 27 meses de negociações e uma guerra que deixou um milhão de mortos e muita destruição em todo o país. No entanto, agora, o arcebispo da Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, um dos mediadores das conversações, se diz preocupado com o que considera falta de alguma cultura de paz no seio de alguns compatriotas, o que não permite que o país goze de paz efetiva. “Isso toca a cada cidadão e todos os dirigentes”, afirma em matéria do jornal O País.

Já o então presidente Joaquim Chissano, analisa “É errado pensar que a reconciliação em Moçambique foi entre o Governo e a Renamo. Os governos passam, eu já não estou lá, por exemplo, mas o facto é que a reconciliação principal foi entre o povo, que se matava um ao outro, não entre eu e Dhlakama”, em discurso citado no blog Moçambique para Todos.

Seja como for, celebremos a paz, porque esse povo merece. Imaginem que, nos últimos cinqüenta anos, foram dez anos de guerra pela independência e depois mais dezesseis anos de guerra civil. Agora, ao chegar à maioridade da paz, temos que comemorar e trabalhar duro para que ela se mantenha.

Leia mais no site da Comunidade de Sant’Egídio, no jornal O País, no blog Moçambique para Todos e na agência Angola Press.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/10/04/hoje-e-dia-da-paz-e-reconciliacao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Hoje, 4 de Outubro de 2012, feriado nacional, dia da Paz.Mais uma vez como sempre o nosso dirigente do Partido da Oposição (Afonso Dlakama), 2º. mais votado em Moçambique – a RENAMO – ontem voltou a fazer as suas ameaças, já rotineiras, de fazer revolução, como aquelas do Norte de África (Magreb), para derrubar o seu arquinimigo – a FRELIMO (Partido no poder). Mandou o povo beber, dançar e festejar hoje, que amanhão dia 5, vai começar as com as suas, já várias vezes, anunciadas manifestações para “derrubar” a FRELIMO, se ela não cumprir com as suas exigências: “revisão da lei eleitoral”, “despartidiração do aparelho do estado”, “remodelação nas forças armadas e na polícia”, etc.

    Esperamos para ver a partir de amanhã, 5 de Outubro de 2012

  2. […] (4 de outubro), foi feriado por aqui. Então, saímos de casa sem rumo nem relógio, para curtir a cidade vazia de um fim de […]

  3. […] mim, o mais interessante quando entro nela é pensar que passou por tantas guerras, tantas enchentes que já destruíram a baixa da cidade onde ela está, tantas crises em todo o […]

  4. Realmente esse povo merece comemorar a Paz e a Reconciliação porque é muito tempo de guerra… Maioridade da Paz foi ótimo! Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: