Sem água

Hoje a água voltou para os canos aqui de casa em sua abundância habitual. Não que a abundância habitual seja lá grande coisa, mas é melhor do que o que tivemos nas últimas 36 horas.

Sexta-feira à noite, chegamos em casa e não havia água no chuveiro. Havia um fio muito fino na pia do banheiro (normalmente é um fio menos fino), havia normal no vaso sanitário e pouca na pia da cozinha. No filtro da cozinha, que é ligado diretamente no encanamento, um filete que demorou mais de meia hora para encher algumas garrafas que guardamos na geladeira.

Como não chega água da rua 24 horas por dia, creditamos a isso. Aqui em Maputo, a capital do país, a água é distribuída para as casas das 4h30 ao meio-dia. Depois disso, conta-se com o que fica armazenado na caixa d’água. Em muitas cidades próximas nem isso tem. É preciso comprar água de caminhão-pipa.

chuveiro de casa jorrando águaEntão, diante desse mecanismo de entrega de água, pensamos que talvez tivesse acabado a da caixa ou estivesse em um nível baixo, não conseguindo atender a todos os canos. Ontem, sábado, havia um pouco, bem pouco, no chuveirinho (que não é o mesmo cano do chuveiro) e o restante continuava igual. O pouco do chuveirinho nos permitiu tomar banho de gato.

Hoje, o chuveirinho começou a “engasgar” quando eu o estava usando. Medo. Ainda bem que tínhamos feito um pequeno estoque de água com o pouco que vinha dos canos ontem, pensando justamente na falta até dessa. Mas, depois de “engasgar”, passou a jorrar água forte, normal. Liguei o chuveiro e lá estava ela: forte e quentinha. O banho foi uma delícia!

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/09/12/sem-agua/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] a questão da água em Moçambique, pode visitar textos anteriores, como o Na trilha da cidadania, Sem água e Que chegue logo o […]

  2. […] que já se beneficiam de água potável sem retrição durante o dia. Como mostrei no texto Sem água, de menos de um mês atrás, a capital de Moçambique, Maputo, ainda não é uma dessas […]

  3. Sempre pensei na dificuldade que é não ter água em casa. Sem energia elétrica, até que passa mas sem água, não dá.

  4. Se você teve medo pelo chuveiro “engasgar” por falta de água, eu fico com pavor hahaha. Sempre que ela falta, eu penso naqueles que não a possuem com abundância e no risco que o planeta corre com os perdulários que agem como se não fosse um bem finito! Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: