Acabou o dinheiro

Calma, pode continuar lendo, porque não vou pedir dinheiro emprestado. Pelo menos não aqui, publicamente. Mas o dinheiro ao qual me refiro no título é o da praça. Especialmente, o da praça de câmbio. Como eu já contei aqui, dólar é moeda corrente em Moçambique. A moeda oficial do país é o metical, mas é possível ter uma conta corrente em dólar no banco por aqui e algumas faturas, como a de água e até de restaurantes, vêm com o valor em metical e dólar, quando não em euro e rand (sul-africana) também. Aliás, o pobre do metical deve estar com a auto-estima lá embaixo graças a isso.

E não é só a auto-estima, o valor mesmo da moeda, está cada vez mais baixo desde que chegamos aqui. Parece que desembarcamos em um momento não muito bom para a economia. O aumento da gasolina virou praticamente mensal. Foram quatro, em 150 dias. E o assunto é tão corrente, que a sensação que temos é que é semanal.

A charge abaixo (do blog Anovis Anophelis) espelha como andamos por aqui nos últimos tempos:

charge sobre aumento da gasolina

As manchetes do jornal O País nos últimos meses também dão uma idéia da situação: Preços de combustíveis voltam a subir (24/03/10), Gasolina: mais uma revisão, Moçambique atinge os níveis do mercado internacional (27/05/10), Preço dos combustíveis: moçambicanos com a calculadora na mão (4/6/10), Gasolina subiu hoje 8% (3/8/10).

Pelo que entendi, houve quase um ano sem aumento, porque o governo estava subsidiando o combustível. O subsídio teve início em maio de 2009 e era previsto ter fim em março de 2010. Como em Moçambique toda gasolina é importada, os aumentos dispararam quando o subsídio acabou e a economia local teve que enfrentar a pressão do mercado internacional.

E, como se sabe, quando aumenta a gasolina, aumenta tudo. Especialmente em um país onde ainda não existe o gás como alternativa para o transporte. Resultado: o dinheiro está ficando escasso. O valor do dólar está subindo e, quem o tem, está segurando, porque aposta que vai subir mais.

Na semana passada o Eduardo estava se preparando para viajar a Ruanda, onde está hoje, acompanhando as eleições presidenciais (e você também pode acompanhar, se visitar o ElefanteNews). Então, fui à casa de câmbio comprar dólares para a viagem. A sorte é que sou uma pessoa precavida e fui na terça-feira adquirir algo que só precisaria ter na sexta. A casa de câmbio não tinha. Nem US$ 100. Nada. Zero dólares. No dia seguinte, Eduardo foi a mais duas. A conversa é a mesma: “não temos, não sabemos quando teremos”.

Há quatro meses, quando chegamos aqui, o dólar era comercializado nas casas de câmbio a MT 34,50. Na semana passada, nos falaram que, se achássemos, não seria por menos de MT 40,00. Então, lembrei que no banco onde tenho conta, muitas pessoas têm conta em dólares. Fui até a agência (balcão, como chamam aqui) e nada. Zero dólares para vender. Só conseguimos comprar, na quinta-feira, porque temos uma amiga que trabalha na sede de um banco e nos ajudou. Pagamos MT 37,75. E foi um bom negócio.

foto com preços de combustíveis

Imagem no jornal O País de 24 de março de 2010

gráfico com aumentos da gasolina de março a maio de 2010

Imagem do mesmo jornal em 4 de junho de 2010

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/08/09/acabou-o-dinheiro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] aqui, mais sobre a questão do dólar em Moçambique, em texto anterior do Mosanblog -18.665695 […]

  2. “Alta da gasolina” !!! Você já viu tanto essa manchete por aqui hein? Agora, mesmo tendo atravessado dois oceanos, volta a presenciar esta saga novamente, não é mesmo? Aqui no Brasil os preços sempre subiram, nas altas de gasolina, mesmo de coisas que nada tinham a ver com o aumento da commodity… em um país com mais problemas de transporte, as coisas pioram exponencialmente! E esse sumiço do dinheiro (U$)vai deixar o Metical em depressão de tanta falta de auto-estima rsss.
    Grande abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: