No fim da história, todos saíram vencedores

Chegam ao fim os VII Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portugesa (CPLP). Foi muito interessante acompanhar o evento durante toda a semana. Pude descobrir que os jogos foram instituídos em 1990. A primeira edição foi dois anos depois, em Portugal. Em 1995 foi a vez de Guiné-Bissau receber os atletas. A terceira edição foi em Moçambique, em 1997, assim como a de agora. A quarta edição só se deu em 2002, tendo Cabo Verde como anfitrião. Em 2005 foi em Angola. E – pasmei! — o Brasil já sediou os jogos, em 2008. Eu nunca tinha sequer ouvido falar que o evento existia. Pena…

Pelo regulamento, não há país vencedor, o objetivo é levar os atletas (até 16 anos) a conviver com seus pares de outros países e respeitar as regras de fair play (jogo limpo). Ou seja, o espírito dos jogos é ligado à competição e à troca cultural, mais do que à vitória. O slogan do evento esse ano dizia: uma comunidade, uma língua, um mar de culturas.

E assim foi. Os jovens que vieram a Maputo merecem que seja feito destaque pelo bom comportamento esportivo dentro e fora das quadras. Nenhum registro de brigas ou baderna na cidade, coisas que normalmente são vistas quando se trata de juntar mais de 600 adolescentes em algum lugar longe dos olhos dos pais.

Parabéns a todas as equipes e, com certeza, a participação no evento contribuiu para a formação desses meninos e meninas que estarão no futuro do esporte de cada país aqui representado. A próxima edição dos Jogos da CPLP já está marcada: será em Portugal, em 2012.

Os útlimos resultados

Não posso me despedir dos jogos sem registrar como foram as últimas provas do atletismo e os últimos jogos.

Atletismo foi a única modalidade com provas de para-atletas. Yeltsin Jacques, que compete na classe T12, leva para o Brasil duas medalhas de prata e uma de ouro. Em entrevista para Eduardo Castro, na Agência Brasil, ele revelou: “Foi muito bom, principalmente como preparativo para as Paraolimpíadas de Londres (2012), que são o meu grande objetivo”.

Em dois dias de competição, os atletas paraolímpicos acumularam 9 medalhas. Seis foram de ouro: Viviane Ferreira Soares, da classe T13, conquistou três, nos 100m, 200m e 400m; Jhulia Karol dos Santos, da classe T11, levou mais duas, nos 100m e nos 200m; Yeltsin conquistou o ouro nos 400m, além das pratas nos 100m e 200m. Jhulia também conquistou o bronze nos 400m.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, no atletismo convencional, Ingrid Norberto conseguiu fazer seu melhor resultado no ano. “Consegui igualar meu melhor tempo nos 800 metros (2 minutos e 17 segundos), que só tinha conseguido no ano passado. Neste ano, o máximo que havia chegado foi 2 e 20”, contou ela ao Eduardo.

No futebol, Portugal ganhou de Cabo Verde por 6 x 2. No pódio: Portugal com ouro, Cabo Verde com prata e Moçambique com bronze, depois do empate em 0 x 0 com Guiné-Bissau na tarde de hoje.

QUADRO GERAL DE MEDALHAS – VII JOGOS DA CPLP

quadro de medalhas VII Jogos da CPLP

Os dados do quadro foram retirados de: Angop – Agência Angola Press

Mais informações:
Comitê Paraolímpico Brasileiro
@ Verdade
Angop
Sapo.mz

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/08/08/no-fim-da-historia-todos-sairam-vencedores/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Quando tem copa e olímpiadas que o Brasil sai mal, sempre acho merecido justamente pela falta de incentivo ao esporte em geral. Temos muitos atletas bons em vários esportes e não são incentivados. A educação física nos colégios também, podiam muito melhorar a qualidade do esporte. Só o futebol é valorizado e hoje o que estamos vendo são jogadores se envolvendo em problemas, sem ética nenhuma. O incentivo ao esporte podia diminuir muito os problemas sociais que temos. Principalmente o problema das drogas. Foi bom poder acompanhar tudo por aqui e é uma pena que mais pessoas não tiveram acesso a essas informações.

  2. Também pasmei em saber que o Brasil já sediou os Jogos da CPLP e nunca deram uma notícia sobre isso!!!??? E olha o Brasil aí! O dobro de ouros do segundo colocado hein? Mas a verdade é que todos estão de parabéns mesmo, considerando o objetivo dos jogos: inclusive o Mosanblog pelas informações e cobertura do evento! Abs
    Lucia Agapito


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: