Papo de manicure

Fui à manicure. E manicure, cabeleireiro, depilação, são lugares onde se filosofa sobre a vida. Cada hora em um desses lugares renderia um tratado sociológico. Hoje não foi diferente.

No pequeno salão onde só se faz manicure e pedicure, éramos cinco: duas manicures, duas clientes sendo atendidas (entre elas, eu) e uma terceira esperando. A moça que esperava e eu podíamos ser consideradas as “tias” do lugar. As outras três tinham lá seus 20 anos, uns a mais, uns a menos.

Havia também um sexto elemento importantíssimo: a televisão. Afinal, em geral, os assuntos tratados nesses locais são baseados ou no que está a passar na televisão ou no que está escrito nas revistas de fofoca. Nesse salão não há revistas de fofocas à disposição. Logo, o assunto é pautado pela TV.

Na tela, Celso Zucatelli e sua turma no programa Hoje em Dia, da TV Record. Os assuntos: caso do goleiro Bruno, que seria responsável pelo desaparecimento de Eliza Samudio, e um outro caso de crime passional que eu ainda não tinha ouvido falar e agora não lembro os nomes dos envolvidos.

Então começam os comentários. Vale dizer que brasileira ali, só eu.

— Vocês brasileiros vivem muito a paixão. Não diferenciam paixão e amor, disse a manicure que não me atendia.

— É verdade, depois, quando acaba, porque paixão ou acaba ou vira amor, acabam com a mesma intensidade. Não é terminar um relacionamento. É tirar a pessoa do mundo, filosofou a que me atendia.

— É por isso, eles vivem a paixão. E é tudo muito rápido, voltou a falar a primeira.

— A gente sempre está a ver esses casos na televisão, lá vocês são muito violentos com as coisas de amor, disse a cliente que estava a ser atendida ao meu lado.

E a manicure que me atendia:

— No Brasil tem muito essas histórias de conhecer e já ir beijando, vocês não valorizam um beijo, um gesto de amor, tudo é muito fácil.

— Aquela Giovanna Antonelli, já casou umas quatro vezes. E toda vez é para sempre. Os brasileiros são assim: conhecem a pessoa, já beijam, já tudo… e em algumas semanas fazem tatuagem com o nome do outro no corpo e casam para sempre. E não dura um ano, analisou friamente a minha colega cliente.

Então, a manicure que a atendia contou seu caso particular:

— Outro dia saí com um gajo. Fomos com uma turma tomar uma cerveja, ver um jogo de futebol do Mundial. Depois, ele disse que ia me deixar em casa. Estávamos a chegar em casa, encostou o carro e conversamos um pouco. Para mim estava bom parar ali e nos vermos de novo outro dia. Mas ele já veio logo querer me beijar. E eu “Espera lá! Nem conheço você. Nos falamos duas vezes por telefone, hoje saímos, vamos com calma. Não vou estar a te beijar assim”.

E ela reclamou para nós que o tal gajo teria dito imaginar que ela fosse uma pessoa “moderna”. Ela respondeu que se “isso” é ser moderna, ela não é não. E estava lá no salão, toda convencida de ter feito a coisa certa, “não ia ser assim que ia sair a beijar um gajo”.

Ao fim, a manicure que me atendia acusou:

— É isso. A gente valoriza o que faz. Não vamos sair a beijar assim. Meu beijo vale muito. Tenho que sentir que vai ser bom para mim também e vai ter algum sentido. Mas agora, aqui estão a querer que seja assim como lá. Já estão a inventar esse negócio de ficar.

É, minhas amigas, é a influência da televisão brasileira em vossas vidas…

Aliás, sobre isso já falou Eduardo Castro, no ElefanteNews, com uma matéria da TV Brasil. Veja aqui.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/07/23/papo-de-manicure/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. E eu que sempre disse que dos dois lados do oceano, amar e odiar são palavras que as pessoas usam com demasiada leviandade. 🙂

  2. Se o negócio de “ficar” já chegou por aí, então as africanas agora já estão perdidas kkk.
    Fiz um trabalho na UnB, na época de faculdade, sobre a influência da televisão na criação dos filhos. Ainda bem que eu podia apresentar uma hipótese e a conclusão tanto podia ser uma comprovação ou uma antítese… porque no final das contas nem eu me convenci se a TV educa ou deseduca! MAS O CERTO É QUE, PARA OS MEUS VALORES, ESTÁ HAVENDO MUITA PERMISSIVIDADE ENTRE AS GERAÇÕES ATUAIS!!!

  3. Aqui começou assim mas com a televisão, hoje é diferente. Com certeza, a proxima geração da Africa vai ser diferente delas. Já vai ver muitas coisas dessas como normais. E a televisão chega em todo lugar. E a conversa virou universal.


Deixe um comentário

