O primeiro batique de nossa casa

E por falar em girafas… resolvi mostrar aqui o primeiro batique que enfeitou nossa casa:

Batique girafa

O batique é uma arte da Indonésia bastante difundida aqui em Moçambique. Quando comprei a girafa que vêem na foto, o artesão que a fez contou como é o trabalho:

Primeiro se faz o desenho em um tecido. Então, protege-se algumas partes com cera ou parafina e mergulha-se o tecido em tinta. As partes não cobertas ficarão com a cor daquela tinta. Uma vez seca a tintura, retira-se a máscara de cera. Protege-se então outras partes e mergulha-se o tecido em tinta de outra cor. Assim, mais uma parte do batique está tingida. Em algumas partes, a cera se parte e o desenho fica com um efeito craquelê (com ranhuras).

Ao final, a pintura é fixada com silicato de sódio, para evitar que desbote facilmente. O tecido é colocado em água fervente, para que saiam os resquícios da cera, lavado e passado a ferro. Quanto mais colorido, mais tempo foi necessário para a produção.

Por sua técnica, o desenho fica “dupla face”. Frente e verso são perfeitamente iguais. Para saber se foi feito corretamente, é preciso observar os dois lados do desenho e ver se não há “ajustes”, que ficam visíveis no contraste com a luz.

Como citei, a girafa aí de cima foi o primeiro que entrou aqui em casa. Depois ela voltou com seu amigo elefante (ambos feitos pelo mesmo artista)…

batique girafa com elefante

E também veio um bem colorido, com motivos do cotidiano africano (esse feito pelo pai do artista da girafa, um artesão mais experiente):

batique com motivos africanos

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/07/16/o-primeiro-batique-de-nossa-casa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] algumas barracas ficando até 19h. Tem os mesmos tipos de artesanato, com mais opções de roupas e batiques que na Feira do Pau. A vantagem é que na FEIMA cada expositor tem seu espaço (enquanto na Feira […]

  2. Esse segundo batique veio confirmar a sintonia da conversa de ontem sobre ElefanteNews e GirafaNews foi? hahaha. Interessante e trabalhosa a técnica, mas vale a pena o resultado: lindos!

  3. É dificil dizer o que é mais bonito.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: