A descoberta do dióspiro

Estava eu a voltar para casa ontem, no fim da tarde, quando vejo, em um carrinho de frutas, caixas de caqui. Eu ainda não tinha encontrado tal fruta por aqui. E olha que os carrinhos de frutas estão por todo lado…

caixa de caqui/diospiroTão bonitos, me deu água na boca. E eu que estava a pensar em comprar bananas, esqueci delas na hora e fui aos caquis. Então se deu o seguinte diálogo entre mim e o vendedor:

— Quanto está essa caixa? — disse eu apontando para uma das caixas de caqui.
— O diospiro? 100 meticais.
— O o quê? Como é que você chamou essa fruta?
— Diospiro, respondeu o vendedor, apontando para a mesma caixa que eu tinha entendido ser de caquis.

Peguei a caixa na mão, olhei de perto, olhei cada um dos frutos. Era caqui.

Eu já tinha aprendido que aqui abacaxi é ananás e mamão é papaia. Qualquer mamão. Aliás, mamão papaia mesmo eu nunca vi, só dos grandes, que até então eu chamava de mamão formosa. E a árvore é o papaieiro, claro. Agora, estava eu descobrindo que caqui também não é caqui, é…

— Diospiro? — confirmei eu.

E ele:

— É, em portugês se chama assim.

Calei-me.

Então, travou-se a tradicional discussão pelo preço e a caixa que custava MT 100,00, foi para minha casa por MT 70,00.

Chegando em casa, fui à internet em busca de uma resposta. Descobri na Wikipédia que caqui é só para o português do Brasil. Para o português da Europa e da África é dióspiro.

A palavra usada no Brasil tem origem no japonês kaki — a fruta foi levada para o Brasil por imigrantes japoneses — e a usada no resto do mundo lusófono vem do grego dióspyron.

Mas a origem da fruta mesmo é a China. Segundo meu amigo Rafael, brasileiro que mora em Brasília e estuda mandarim, lá o ideograma para a fruta é algo como 柿子, cuja reprodução fonética é shìzi, que se pronuncia qualquer coisa parecida com chi dzê.

Mas voltando ao português, apesar de nos dicionários só encontrar a palavra com o acento agudo no o (dióspiro), o vendedor falou sem o acento: diospiro. E encontrei em um site de Moçambique grafado também sem o acento. Então, me parece que o regionalismo, aqui, trata o caqui, ou dióspiro, por diospiro.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/07/07/a-descoberta-do-diospiro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

7 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Para que os originarios do Brasil, acostumados a “caqui” no Brasil (e Japao), se sintam mais “acompanhados”, na Europa tambem se chama caqui por terras de Espanha, Italia e França! Talvez por terem desenvolvido essa mesma especie: Diospiro caqui.

    • Jose Pedro, obrigada pelo complemento na informação!

      Abraços.

      Sanflosi

  2. Gostei. Dióspiro…

  3. pois eu fiquei mais surpreso em descobrir que caqui em japonês é caqui do que em saber que caqui em português é diospiro.

  4. Pois é Sandra, eu também fui saber que o nosso bom e velho caqui era dióspiro quando estive na Europa. Meio acidentalmente, assim como você porque vi a fruta e, como adoro, fui comprar e ouvi este nome!!! Mas aprendi, com a sua matéria, sobre a origem e também adorei o ideograma da fruta!
    Se você estivesse mais perto Sandra eu iria te mandar uns dióspiros daqui de Brasília porque estes daí estão meio derrubadinhos hahaha. Abs
    Lucia Agapito

    • Olá Lucia!
      Realmente, a cara não está das melhores. Mas quero registrar que o sabor é ótimo. Estão docinhos e suculentos.
      Não comentei no texto, porque ainda não tinha provado. Mas sei que deixei no ar a curiosidade…

      🙂

      Abraços.
      Sandra.

  5. Quando minha irmã era bem pequena, ela chamava requeijão de caqui. Ninguém nunca entendeu o motivo. Acho que Caqui deve ser do tipo. Isso aqui na lingua de criança. Mas eu gosto de todo tipo de caqui. Até do requeijáo.


Deixe um comentário

