É… acordei meio azeda hoje – ou fiquei depois que fui às notícias

Tenho muitas restrições às grandes organizações. Sejam grandes empresas ou grandes órgãos de representação ou grandes organizações não governamentais. Pela minha experiência, quanto maior, mais se afasta de seu objetivo, menos o beneficiário é de fato beneficiado.

Hoje estão divulgando por aqui uma notícia da rádio ONU (Organização das Nações Unidas – algo pode ser maior que as Nações Unidas? Ainda que não sejam todas as nações, vamos considerar que maior que isso só o dia que tivermos os planetas unidos!). Enfim, a notícia divulgada é que o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, vem à África pela terceira vez no espaço de um mês e diz que suas visitas estão a reforçar sua convicção de que a região irá cumprir as Metas do Milênio.

É chique isso, não? A África, que sempre está lá no fim das listas de desenvolvimento, vai cumprir as Metas do Milênio.

Seria um lindo dia, se eu não tivesse me proposto a ter outras informações além daquelas que a ONU divulga por aí. E então, descobri que em Moçambique, 85 bebês são infectados pelo HIV diariamente e cerca de 149 mil mulheres grávidas vivem com o vírus no país. E esses dados são do Unicef – o Fundo das mesmas Nações Unidas para a Infância e Adolescência.

Na Suazilândia, país vizinho aqui, o índice de mortalidade registrou aumento acima do dobro durante a última década. Por que isso? Consequência dos efeitos da pandemia do HIV/Sida (Aids), de acordo com o Gabinete Central de Estatísticas do país.

Em matéria do jornal O País desta terça-feira, são apresentadas estatísticas das Nações Unidas (olha elas aí de novo!) indicando que o índice de prevalência do HIV na Suazilândia, é de 40%, o mais elevado do mundo inteiro.

Então, se estamos mesmo a atingir as Metas do Milênio até 2015, ou é preciso correr muito, ou rever as metas.

É por isso que eu me afasto cada vez mais dos gigantes e sigo fazendo meu trabalho de formiguinha.

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/06/29/e-acordei-meio-azeda-hoje-ou-fiquei-depois-que-fui-as-noticias/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. E o Papa vai aos países africanos dizer que é contra o uso de preservativos. Talvez seja coerente com a ideologia mas não deixa de ser profundamente inconsistente com a relaidade da região e do nosso século. Isso resume o que eu penso da igreja em geral…

  2. […] Mosanblog já citei algumas vezes a questão da Aids na África (veja aqui e ali). É algo muito presente, porque há um grande número de pessoas infectadas e esse número […]

  3. Pois é amiga, é fácil ser gigante frente aos fracos… Duelos de Titãs é para poucos. Eu não só desconfio da eficácia dos “gigantes” como duvido quase sempre dos resultados divulgados: os resultados nos quais devemos acreditar são os fatos que presenciamos não é verdade? Saiba que aqui está mais uma formiguinha rsss.
    Boa semana!
    Lucia Agapito

  4. Como diz um antigo ditado felicidade de uns é a desgraça de outros, isso é no mundo atual é claro.
    Onde grandes organizações só pensam em ser dona do formigueiro.

  5. E como eles viveriam sem as misérias dos outros? Eu tenho pra mim que uma das coisas do nosso governo atual foi ficar livre do FMI pois é onde vemos o rico explorando o pobre. Os grandes precisam dos pequenos para ter poder. Eles nunca vão querer a igualdade. Você sabe que eu também tenho vocação pra formiguinha e tenho orgulho de conviver com minha amiga formiguinha, mesmo que agora seja virtualmente.


Deixe um comentário

