Qual é a música?

Samba é a música do Brasil. Tango, da Argentina. Rumba é cubana. E em Moçambique? Moçambique dança a marrabenta. E é disso que vou escrever um pouco nessa nossa segunda Quinta quente no quinto virtual…

A marrabenta apareceu nos anos 1950, em Lourenço Marques, a capital do país (hoje chamada Maputo). O nome deriva do verbo “arrebentar” e o som tem influências da cultura tradicional moçambicana e portuguesa. As letras tratam desde detalhes da vida cotidiana até fatos históricos de Moçambique.

Originariamente, a marrabenta é tocada em acústico por um cantor do sexo masculino, acompanhado por um coro de mulheres. Entre os mestres da marrabenta estão Francisco Mahecuane Alexandre Langa, Lisboa Matavele, Abílio Mandlaze e Wazimbo.

Conheçam o ritmo:

E para completar, um vídeo de 1970, que explica a Marrabenta:

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/06/24/qual-e-a-musica/trackback/

RSS feed for comments on this post.

10 ComentáriosDeixe um comentário

  1. FANY MPFUMO FOI ESCOLHENDO REI DA MARRABENTA ASSIM QUE SEJA,DJENDJE E REI EM MARRACUANE ,ELE DEVE ENTENDER ISSO.O PROPRIO FANY NPFUMO AVIA CANTADO ” AMARRACUENE KUNY KING YA MARRABENTA,MAS HYONE NAMPONDE HI LUNGA KA MINE,MINE NY WANA JEHOVA”A CRESCENTANDO “HA TISSIMO NINGANATONE NIONHIQUE HI JEHOVA.

  2. O VELHO DILON DJIDJE NAO QUER ACEITAR QUE O SAUDOSO FANY MPFUMO E O REI DA MARRABENTA,E ELE CONTA CADA HISTORIA.

  3. A VERSÃO DE DILON NDJINDJI SOBRE A ORIGEM DA MARRABENTA:

    O velho músico DILON NDJINDJI, um músico muito conhecido de Marracuene – Maputo, tem uma versão sua, muito original, sobre a origem da MARRABENTA: Numa entrevista sua, dada na televisão há uns anos atrás, dizia ele que a MARRABENTA foi por si originada, quando nos anos cinquenta e sessenta, além de ser músico e dançarino, ele tinha também a fama de ser um rapaz mulherengo e namoradeiro que se deleitava em “ARRABENTAR” os hímens das moças virgens. E daí, diz ele, espalhou-se a fama e passaram a apelidar o tipo de música e dança que ele praticava de “MARRABENTA”.

    É MUITO POLÉMICA ESTA VERSÃO PESSOAL DO VELHO MÚSICO DILON NDJINDJI SOBRE A ORIGEM DA MARRABENTA.

  4. Goxtei mt e axo que dviam explikar melhor cmuh surgiu exe n0me,pk tem mtax dfinicoes.

  5. […] Ele está hoje, certamente, entre os mais conhecidos cantores e letristas moçambicanos. Não é por acaso que usei um vídeo dele quando apresentei a marrabenta aqui na Quinta Quente, no post Qual é a música? […]

  6. […] não deixou de lado a marrabenta, faz muito hip hop e abre espaço para novidades como dzukuta ou pandza, estilo de música surgido […]

  7. […] Fonte: Mosanblog – Qual é a música? […]

  8. […] artista que cantou essa música originalmente, Fanny Pfumo (falecido em 1987), considerado o rei da marrabenta e muito querido em todo […]

  9. […] Dando continuidade à apresentação de artistas dos Palops na Quinta Quente, como já vimos em Qual é a música? e Quinta Quente no Quinto, quando um autêntico representante dos Palops, o amigo David Borges, […]

  10. Uau! Os nativos “arrebentam mesmo hein? Gostei do ritmo e a dança lembra a daquelas bandas baianas tipo É o Tchan e outras (quase todas dançavam parecido rss). Mas o legal é que os coroas mandam muito bem!
    Abs – Lucia Agapito


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: