Pode falar português!

Quem não me conhece pessoalmente pode conferir nas fotos do Mosanblog que sou branca. Mas branca mesmo. Sempre que tenho que preencher algum formulário com aquela parte de cor da pele ou raça ou etnia, fico procurando a opção “transparente”. Porque eu nem chego a ser branca de tão clara que sou. Quando vou tirar sangue é uma beleza, a veia está sempre lá, à mostra. Nem precisa dar aquela batidinha no braço, para ficar mais visível, a pele não interfere em nada para achar a veia.

E em Moçambique, estão muito acostumados com brasileiros, mas as pessoas transparentes, normalmente, vêm da Europa, não do Brasil. Afinal, aqui estão acostumados com estrangeiros de toda parte. Daí que sempre acham que sou alemã, holandesa ou qualquer outra coisa de uma terra que receba muito pouco a visita do sol.

Para nossa alegria, aqui gostam bastante de brasileiros. Afinal, somos muito parecidos: alegres, receptivos, dispostos, bem humorados, festeiros, lutadores, fomos colonizados pelos mesmos senhores… Então, ser reconhecida como brasileira é bom. De forma que, logo nas primeiras semanas eu já percebi que quando entro em alguma loja ou vou a um restaurante ou café, eu tenho que sempre me adiantar à pessoa que vai me atender e falar um “Olá! Bom dia!”, em bom português, para ficar claro que apesar da aparência, falo português.

Mas o problema está quando as pessoas é que vêm me abordar. Andando na rua com o Otto, por exemplo, sempre vem alguém fazer um comentário… afinal, o cãozinho é simpático à beça, viu? E aí, chegam falando inglês. Ai, meus céus… inglês!!! Tenho cara de gringa? Tenho, o pior é que tenho. E eu fico tão frustrada. Porque o português é nosso elo de ligação, é o que mais me aproxima dos moçambicanos. É o que me faz conseguir mais facilmente penetrar na cultura deles e viver como eles.

Mas brasileiro é assim mesmo. Não tem cara, não tem cor. Meu marido Eduardo costuma dizer que se em uma mesa de um restaurante estiverem sentados, um alemão, um japonês, um indiano e um moçambicano, poderiam todos ser brasileiros. Porque o brasileiro é a mistura de tudo isso.

As agências de publicidade ainda não perceberam e em seus anúncios a família representada é sempre francesa (brancos e magros). Mas nas ruas a gente vê que não é assim. E eu venho desse lugar, onde todo tipo de gente fala português, até os branquelos…

Anúncios
Published in: on 22/06/2010 at 17:45  Comments (2)  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/06/22/comigo-pode-falar-portugues/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. O jeito é voce mandar fazer umas camisetas escrita: Sou brasileira e não desisto nunca. kkkk

  2. Exatamente porque o brasileiro é uma mistura de raças que deu esse povo único! Nenhuma alusão à piada do Anjo Gabriel tá? (Se não souber eu te conto por e-mail depois tá? kkk)Abraços de outra transparente rsss


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: