Quisse Mavota: o ritual está feito

Sábado passado publiquei nesse blog a informação de um ritual tradicional que ocorreria em uma escola, para acabar com desmaios de alunas, que já chegavam na casa dos 70. Veja aqui. O ritual foi realizado. Participaram representantes da comunidade local e os familiares envolvidos com o terreno e com as meninas que sofreram os desmaios.

A cerimônia realizada é chamada “mhamba” e consiste no sacrifício de animais de pequeno e grande porte (no caso bois e cabritos), rezas e outros rituais tradicionais, com o objetivo de evocar os espíritos dos que lá foram enterrados.

Até agora, não houve novos registros de desmaios. Vale observar que, em geral, os desmaios vinham acontecendo no final da semana, na quinta-feira e na sexta-feira. Então, aguardemos mais alguns dias para ter certeza do resultado. Aliás, o Eduardo, do ElefanteNews, está preparando uma matéria completa sobre o assunto para a TV Brasil.

Também é relevante saber que a Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (Ametramo) tem dado declarações, por meio de sua vice-presidente e de seu porta-voz, informando que a associação não foi contatada pelas autoridades locais sobre o caso e não foi nenhum de seus associados que realizou a cerimônia. Dessa forma, a Ametramo não pode saber se foram respeitadas todas as etapas dos rituais para que os resultados venham a ser positivos.

Manterei os leitores deste blog informados.

Anúncios
Published in: on 02/06/2010 at 16:56  Comments (2)  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://mosanblog.wordpress.com/2010/06/02/quisse-mavota-o-ritual-esta-feito/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] No dia 29 de maio, foi feito um ritual tradicional, com sacrifício de animais, para acalmar os espíritos que poderiam estar causando os desmaios. O ritual chama-se “mhamba” e falei dele aqui também. […]

  2. […] mais de Quisse Mavota no blog da Sandra (aqui e aqui). Abaixo, a matéria da […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: