Viver nos anos 50

Jovens entrando e saindo da escola trajando calça social, sapato, camisa e gravata. A calça ou a saia de pregas em um tom mais escuro, como o azul marinho, e a camisa branca. Gravata na cor da calça.

Não fossem pelas modernas mochilas de naylon com desenhos do século XXI nas costas, poderíamos confundir os jovens com adolescentes dos anos 50 no Brasil. Mas os retratados aqui são alunos das escolas de Maputo, Moçambique, em 2010.

Os simpáticos uniformes moçambicanos nos remontam a um tempo no Brasil em que as coisas eram menos apressadas, as pessoas menos estressadas e a quantidade de informação que recebíamos podia ser consumida em uma só vida.

E são apenas um exemplo da sensação que tem um casal de brasileiros típico (agitados, com mil atividades na agenda, preocupados com a aquisição da casa própria), como nós, ao chegar em Moçambique. É como se estivéssemos vivendo um outro tempo. Um Brasil de algumas décadas atrás, onde os jovens usavam simpáticos uniformes para ir à escola e nos bailes se ouvia de Roberto Carlos a Elvis Presley.

Em Maputo, a capital do país, a primeira impressão é mesmo a de estarmos em um outro tempo. A arquitetura bonita, de muitas casas e raros prédios, as ruas largas, arborizadas, com pessoas não tão apressadas, simpáticas, carregando sempre um sorriso no rosto. Vendedores de frutas passando com carrinhos de porta em porta, banquinhas de verdura nas portas das casas onde são produzidas (naquelas hortas no fundo do terreno). Jornal impresso apenas de segunda a sexta-feira, com algumas opções de semanários que chegam na sexta, para ocupar o fim de semana.

Não fossem os celulares sempre à mão, estaríamos mesmo algumas décadas atrás, em uma cidade média do Brasil.

Dá até vontade de cantar Anos Dourados.

Anúncios
Published in: on 26/05/2010 at 01:11  Comments (4)  
Tags: , , ,

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Parabéns! Estou adorando.
    (Quem será que eu sou)

  2. É incrivel, voltar ao passado sem entrar em um daqueles aparelhos malucos dos cientistas dos desenhos animados.

    Era assim que eu me vestia para ir à escola nos anos 50, com a diferença que eu usava um chapeuzinho ridículo, que na saida da escola ia para dentro do fichário.

  3. Nossa, eu usei esse tipo de uniforme. Lembro quando nos colegios começaram a poder usar calça em vez da saia que eu odiava. Mas hoje dá saudade. Vou entrar aqui todos os dias pra acomapanhar voces. Meu primeiro comentario. Patricia

  4. Nossa, senti saudades da minha vida escolar, no Ensino médio, claro rss! Cheguei a sentir o cheiro da escola, a textura do uniforme e o peso dos livros! Vida rica aquela quando tínhamos tempo de saborear a vida… Parabéns. Adorei o texto!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: